Um dos principais pontos turísticos de Navegantes terá a entrada proibida: a partir de segunda-feira, e pelos próximos 18 meses, o Molhe Norte vai fechar ao público para dar lugar às obras da nova bacia de evolução.
Continua depois da publicidade
A área vai abrigar parte do canteiro de obras e terá trânsito intenso de caminhões, escavadeiras e guindastes.
A construtora Triunfo, que venceu a licitação, vai instalar uma guarita no local, com cancela e vigia 24 horas.
Durante a semana a Triunfo começou a agilizar a vinda de maquinário para os dois canteiros que serão montados em Navegantes. A mobilização vai demorar cerca de 15 dias _ o mesmo prazo estimado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura para conclusão do processo licitatório para contrato de uma empresa de apoio à fiscalização, caso não haja novos embargos (uma pendenga jurídica atrasou a primeira fase da concorrência).
Isso significa que, se tudo der certo, as máquinas começam a trabalhar em duas semanas. O projeto da Triunfo começa pela retirada dos molhes tranversais em Navegantes e pela redução do molhe Norte, que depois terá a angulação levemente alterada.
Continua depois da publicidade
Todo o trabalho exigirá um exercício de logística para que não atrapalhe a movimentação portuária. A nova bacia de evolução vai permitir a entrada de navios maiores (com até 366 metros) e mais carregados nos terminais portuários locais. Uma melhoria necessária para manter a competitividade.