O forte calor e as boas ondas da praia do Santinho, no norte da Ilha, fizeram 139 surfistas da novíssima geração disputar o Circuito Surfe Talentos Oceano 2016 no final de semana. No sábado, a competição foi completa, mas no domingo a ondulação baixou e algumas baterias serão realizadas na próxima etapa, no início de maio, na cidade de Itajaí.

Continua depois da publicidade

Porém, alguns surfistas saíram comemorando o título. Na categoria Petiz, que vai dos cinco aos nove anos, o campeão foi Takeshi Oyama, 9 anos, que já lidera o ranjing. Já Tainá Hinckel, da Guarda do Embaú, venceu o Feminino Open e o Feminino Júnior.Na categoria Iniciantes, até 14 ano, o campeão foi o surfista Wallace Vasco, da Joaquina. Na categoria Infantil, até 12 anos, Lucas Machado ficou com o título.

— Foi um verdadeiro show dessa molecada que é futuro do surfe catarinense. Estamos muito satisfeitos com os resultados deste novo circuito que tem o objetivo de revelar novos talentos, e isso mostra que estamos caminhando no sentido certo para o crescimento e organização do esporte em nosso estado — declarou Reiginaldo Ferreira, presidente da Fecasurf e ex-presidente da ASIS – Associação de Surf Ingleses Santinho.

O surfista Lucas Vicente cravou os recordes da competição, totalizando 16,25 pontos, no somatório das suas duas melhores ondas, e 9,25 pontos na maior nota do campeonato, na quarta bateria do primeiro round da categoria Junior.

Continua depois da publicidade

Inclusão ao esporte

A Fecasurf e a organização do Circuito Surf Talentos Oceano, juntamente com o pessoal do Projeto Surf Azul, que oferece aulas de surfe para pessoas autistas, realizaram também uma bateria especial de apresentação, com o sentido de promover a inclusão no esporte e o lazer de pessoas com autismo, através da prática do surfe.

Resultados

INICIANTES

1º — Wallace Vasco

2º — Lucas Machado

3º — Swell Henrique

4º — Caetano Silveira

INFANTIL

1º — Lucas Machado

2º — Noah Machado

3º — Lorenzo Roberto Coufal

4º — Gustavo Ramalho

PETIZ

1º — Takeshi Oyama

2º — Antônio Vitorino

3º — Ryan Coelho

4º — Anuar Ahmad Chiah

FEMININO OPEN

1º — Tainá Hinckel

2º — Andressa Carvalho

3º — Manu Pacheco

4º — Bruna Lopes

FEMININO JUNIOR

1º — Tainá Hinckel

2º — Manu Pacheco

3º — Rafaela Coelho

4º — Julie Arissa

APRESENTAÇÃO AUTISTAS

1º — Ryan Cardoso

2º — Sofia Rocha

3º — Leonel Pefuni

4º — Luan Lapoli