O governador Carlos Moisés (PSL) determinou em decreto publicado no Diário Oficial nesta quinta-feira (7) a criação de uma Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção na Polícia Civil e mais cinco delegacias relacionadas.
Continua depois da publicidade
Carlos Moisés explicou que o trabalho focará em prevenção e investigação de casos envolvendo corrupção do setor privado com o setor público e de crimes praticados dentro da máquina pública. A criação das delegacias especializadas já havia sido antecipada pelo NSC Total há duas semanas.
A iniciativa, agora oficializada, recebeu o apoio do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. Em publicação nas redes sociais, o ex-juiz da Lava-Jato disse que o ministério apoia a atitude e parabenizou o governador catarinense.
“É política do MJSP incentivar a criação pelos Estados de Delegacias especializadas na investigação de crimes de corrupção. Congratulações, por cinco vezes reiteradas, a Santa Catarina e ao governador Carlos Moisés”, escreveu Moro nesta quinta.
Segundo o governo do Estado, as estruturas especializadas em combate à corrupção ficarão distribuídas entre a Grande Florianópolis, o Sul do Estado, as regiões Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí, a região da Serra e o Oeste catarinense.
Continua depois da publicidade
No entanto, conforme mostrou o G1 SC, ainda não há definições sobre onde exatamente as delegacias serão alocadas e, de acordo com o Diário Oficial, a medida não pode gerar mais despesas, “especialmente com pessoal”. A Polícia Civil não informou se haverá transferência de policiais.
Leia também
Moro recebe moção de apoio ao pacote anticrime em visita a SC
Pedido de Moisés por artistas voluntários para reabertura da ponte Hercílio Luz gera reações