Equipamentos modernos e a gestão do grupo Santos BRasil, que atua no maior terminal portuário do país, em Santos (SP), aumentaram a capacidade e a agilidade do porto criado para escoar a produção de carvão do Sul do Estado.

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O transporte marítimo é o modal que mais movimenta as exportações e importações de produtos catarinenses. Em 2011, US$ 7,7 bilhões saíram pelos cinco portos de SC, 18,78% a mais do que o registrado no ano anterior.

Em termos de importação de mercadorias, os produtos que entraram no Estado por São Francisco do Sul, Itapoá, Navegantes, Itajaí e Imbituba somaram US$ 12,3 bilhões no ano passado, contra US$ 9,8 bilhões em 2010.

Único porto marítimo do Sul do Estado, o terminal de Imbituba foi criado a partir da necessidade de escoar parte da produção de carvão extraído na região. Entre os produtos que são movimentados, destaque para a produção da região Sul, como a cerâmica, o fumo e os subprodutos do carvão mineral.

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Um dos fatores que tornam o empreendimento competitivo são os 229 quilômetros de linhas ferroviárias que compõem a malha da Ferrovia Dona Tereza Cristina e interligam o Porto de Imbituba aos municípios de Tubarão, Siderópolis e Criciúma.

Em março de 2008, o terminal foi incorporado pela Santos Brasil Participações, que venceu a licitação com uma oferta de R$ 120 milhões. Durante os primeiros três trimestres, o investimento acumulado chegou a R$ 21 milhões, o maior aporte do Grupo Santos Brasil, que também atua nos portos de Santos (SP) e Vila do Conde, em Barcarena (PA).

O terminal de Imbituba conta com 207 mil metros quadrados de área total, 660 metros de cais, quatro guindastes para carga e descarga de navios, além de diversos equipamentos para movimentação nos pátios e armazéns. Sua capacidade de movimentação anual é de 450 mil TEUs (medida padrão referente a um contêiner de 20 pés). Mas, graças aos investimentos, poderá ser ampliada para 970 mil TEUs em médio prazo.

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– O Porto de Imbituba pode atender tanto Santa Catarina, quanto o Rio Grande do Sul, regiões com produção industrial e agroindustrial forte, além de países do Mercosul e América Central – diz Mauro Salgado, diretor administrativo-comercial da Santos Brasil.

Embarque e desembarque

A capacidade anual do porto é de 450 mil TEUs (medida padrão referente a um contêiner de 20 pés), mas poderá ser ampliada para 970 mil TEUs em médio prazo. Dois guindastes portêineres agilizam o carregamento das cargas nos navios que aportam nos 660 metros de cais do terminal.