Quando uma modelo começa a se destacar em meio aos olhares vorazes de especialistas e criadores de moda, logo cunha-se o termo “aposta” antes do nome da jovem promessa. Receber esse “título” numa área que consome tudo intensamente pode ser perigoso se, justamente antes de emergir do mar de milhares de modelos, a bela moça não tenha apostado em si mesma.
Continua depois da publicidade
Com a paciência de esperar o momento certo, Julia Fuchs, 19 anos, transformou o volátil sonho de ser modelo na realidade da passarela e dos editoriais mundo afora.
Hoje a menina de Timbó nascida em outubro de 1994 está quase ultrapassando a linha imaginária da dúvida da aposta para se firmar no território concreto e disputado das belas modelos brasileiras.
>>> Veja galeria com fotos de trabalhos da modelo
Continua depois da publicidade
No olhar, ela exala certo frescor de menina tão bem visto no meio. Por isso o destaque entre as tantas belezas nascidas aqui no Vale. No último um ano e meio, Julia colecionou desfiles em semanas de moda nacionais e internacionais, apareceu no lançamento de uma coleção da Balenciaga, foi convidada especial de Pedro Lourenço, fotografou para revistas como Elle brasileira e Interview alemã e amadureceu.
A trajetória
– Aos 12 anos fez um curso de passarela em Timbó e viajou algumas vezes para São Paulo, mas não encontrou nenhum agência na época. Ela havia sido descoberta pelo scouter Jan Andradii.
– Na metade de 2011, aos 17 anos, enviou novo material fotográfico para agências de São Paulo e a Joy Mgmt fez contato. Ela conheceu os donos da agência e voltou para terminar o Ensino Médio.
Continua depois da publicidade
– No final de 2011 recebeu o convite da agência para ir em janeiro de 2012 ao Chile, na sua primeira viagem internacional a trabalho. Por lá, conheceu agências e fotografou para algumas revistas. Julia conta que a adaptação foi fácil pois falava espanhol e já havia viajado em um intercâmbio pelo Rotary Club.
– Depois de dois meses no Chile, voltou ao Brasil para as primeiras semanas de moda. Participou da São Paulo Fashion Week e do Fashion Rio chamando a atenção dos especialistas. Ali, era uma das chamadas “new faces” dos eventos.
– A segunda viagem internacional foi para os Estados Unidos. Em Nova York, Julia conta que aprendeu a ter mais independência e aproveitou bem o circuito cultural. Na área da moda, participou da fashion week nova-iorquina e teve destaque no desfile de Phillip Lim.
Continua depois da publicidade
– Logo depois foi para a Europa para participar da semana de moda em Londres e de Paris, onde passou o aniversário de 18 anos. No início desse ano se destacou como a única brasileira no desfile da coleção resort da marca Balenciaga.
– Em 2013, voltou para as semanas de moda em destaque e colecionou um desfile atrás do outro. Em São Paulo, desfilou para oito marcas. Já no Rio de Janeiro foram 12 desfiles ao todo.
Confira a reportagem completa na revista Viver! no Santa deste fim de semana.
Veja aqui as duas versões da capa da Viver! deste fim de semana.