Além da permissão da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e Fundação do Meio Ambiente do Estado (Fatma), a implementação do transporte marítimo precisa que a Marinha do Brasil aprove as questões relacionadas à segurança de navegação e da rota. Os município ainda precisam aprovar a instalação do novo modal, mas nem todos foram comunicados sobre o projeto que foi encaminhado para a SPU.

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– Até o momento, o Deter não solicitou o envio de nenhum documento para esta questão – informou Eduardo Freccia, secretário adjunto de Planejamento e Infraestrutura de Palhoça.

Em Florianópolis, onde já existe um transporte aquaviário na Lagoa da Conceição, a proposta está sendo analisada pela Procuradoria Geral do Município. O secretário de Mobilidade, Valmir Piacentini, lembra de testes realizados no começo do ano:

– Já testamos as linhas do centro para Canasvieiras, Sul da Ilha e continente, mas não o município não tem dinheiro para fazer isso sozinho.

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Antes de aprovar o projeto de transporte aquaviário, o secretário de Planejamento de Biguaçu, Felipe Asmuz, informa que prefere esperar as conclusões do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus), que deve ser finalizado ainda este ano.

– O Deter solicitou o posicionamento de um ponto específico na área central para o trapiche, mas nós da secretaria estamos redefinindo esse local em função de uma reestruturação de toda a malha viária do município – contou Felipe Asmuz.

Até o começo de setembro, São José era o único município a dar uma resposta positiva ao Deter, mas o secretário de Planejamento da cidade, Bernardo Meyer, afirma que ainda devem discutir detalhes do projeto:

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– Gostaríamos de pedir futuramente mais um terminal na cidade. Tudo depende do Deter, mas acredito que a travessia comece a ser feita em meados de 2015.