De pequenas fábricas a grandes empresas. De oficinas de restauro a produções em larga escala. São João Batista não é mais a mesma.
Continua depois da publicidade
A pequena cidade da Grande Florianópolis, que vivia das plantações de fumo, hoje só tem olho para os pés. Ou melhor, para a fabricação de calçados. O setor teve um boom nas últimas duas décadas e fez com que o município se tornasse não só a Capital Catarinense de Calçados como o terceiro maior polo do Brasil.
Os números são suficientes para comprovar a mudança no mercado. São cerca de 100 fábricas, juntando as menores e as maiores. Sem contar as empresas relacionadas, como as que produzem solas e fivelas. Sim, São João Batista não é mais a mesma e corre a passos largos em busca de desenvolvimento.
Vizinha de Nova Trento e a caminho de Angelina, a cidade espera receber gente em trânsito. E as indústrias já estão de olho neste mercado. Outlets estão se instalando na beira da estrada para ofertar produtos. Ninguém sabe como vai ser o futuro. Mas uma palavra que é garantida: desenvolvimento.
Daniel Netto Candido
Continua depois da publicidade
prefeito
_ Título da cidade é fruto do trabalho e do suor da nossa gente.
SAIBA MAIS
População: 27.982 habitantes
Localização: na Grande Florianópolis, a 76,7 km da Capital
Área: 220,73 quilômetros quadrados
Emancipação: 21/6/1958
Características: é um município que se destaca na indústria de calçados femininos. É o terceiro polo industrial calçadista do Brasil.
É conhecida como a Capital Catarinense de Calçados