A internet é presença cada vez mais comum no dia a dia do brasileiro – o número de lares com computador conectado cresceu 40% entre 2009 e 2011, mostram dados do IBGE – e estimula o surgimento de espaços que permitem a troca de informações entre variados públicos. De olho nos interesses das mães, por exemplo, cresce o número de blogs e páginas que tratam de amamentação, cuidados com a saúde na primeira infância, dicas culturais ou de viagens para os pequenos, entre outros assuntos ligados a esse universo. O carro-chefe é a moda.

Continua depois da publicidade

– Hoje em dia as mães consomem moda infantil a cada estação, e não apenas quando a roupa deixa de servir – diz Aline Magagnin, do Mami Canguru, que vai acompanhar o Fashion Kids Iguatemi nos dias 22 e 23 de junho.

– O evento já está sendo muito aguardado pelas leitoras – diz.

Carol Hubert, do Modinha Pitchú, concorda:

– Quase 100% das mães adoram moda, sempre estão ligadas nas tendências e amam vestir bem os seus pequenos. Um acessório que faça a diferença ou um calçado descolado deixam as mamães eufóricas.

Continua depois da publicidade

Bruna Tiscoski, do blog As Crianças, também percebe o interesse das mães pelo tema:

– Hoje é raridade uma mulher que não esteja ligada de certa forma às redes sociais e à moda.

O reflexo disso, acrescenta, é que nos últimos anos a atenção dada à moda infantil cresce continuamente.

– Por isso tenho grandes expectativas em relação ao Fashion Kids Iguatemi, evento que, além de mostrar as tendências da próxima estação, vai encantar e mexer com os sentimentos de todos os presentes. Esse é o atual objetivo da moda infantil.

Muitos blogs voltados às mães têm história semelhante: nascem quando mulheres descobrem a gravidez ou dão à luz seus filhos.

– Eu criei o blog quando descobri que estava grávida. Primeiramente com a intenção de atualizar família e amigos, uma espécie de diário virtual. Como fui a primeira das minhas amigas a engravidar, a internet foi a minha maior fonte de informações e era pra onde eu corria quando tinha qualquer dúvida. A partir daí, comecei a compartilhar não só minhas experiências pessoais, mas também tudo aquilo que envolve esse universo e que pode despertar interesse em outras mães e grávidas – diz Bia Mendes, do Agora Sou Mãe.

Continua depois da publicidade

Mas nem só de moda falam as páginas que focam nas mães. Hoje os temas tratados incluem maternidade, decoração, lazer e saúde. As páginas trazem, por exemplo, alertas sobre campanhas de vacinação, dicas de eventos culturais, entre outros. Há ainda grande espaço para interação com as mães.

– Diariamente recebo emails, comentários e mensagens com dúvidas desde as mais simples (onde comprar o produto indicado) até questões mais sérias sobre amamentação ou desfralde – diz Aline.

No Agora Sou Mãe, diz Bia, a interatividade também é grande.

– Há até posts que foram escritos por leitoras e enviados pra gente.

Bruna Tiscoski diz que já se tornou amiga de seguidoras e troca constantemente informações com outras mulheres, principalmente pelo Instagram.

O Fashion Kids Iguatemi tem apresentação da Marisol, patrocínio do Shopping Iguatemi Florianópolis e realização do Diário Catarinense.

Continua depois da publicidade