“Negro é uma cor de respeito, negro é inspiração”. A música Sorriso Negro é uma das canções que serão apresentadas neste domingo, quando o ritmo e a dança africanos e afro-brasileiros, marcados pelos instrumentos de percussão, tomam o teatro do Sesc de Jaraguá, abrindo as comemorações da Semana da Consciência Negra no município.

Continua depois da publicidade

O espetáculo começa às 19 horas e tem cerca de uma hora de duração. A realização é do Movimento de Consciência Negra do Vale do Itapocu (Moconevi), que durante três anos foi Ponto de Cultura com o Projeto Mestre Manequinha, promovendo discussões sobre a arte e a cultura afro e desenvolvendo apresentações artísticas na região do Vale do Itapocu. A apresentação de domingo compõe a 2ª Mostra Artística e Cultural Afro-brasileira, como resultado do trabalho desenvolvido.

Para um dos membros do Moconevi e responsável pelas ações educativas do movimento, Luis Fernando Olegar, apresentações como essa são importantes como forma de mostrar às pessoas que diferentes povos e culturas contribuíram para a construção e a formação das cidades brasileiras, como Jaraguá do Sul.

_ Em diferentes aspectos, a cultura negra faz parte da história da cidade e não dá para desconsiderar isso _ afirma.

A mostra é gratuita e a entrada é livre para todas as idades.

Continua depois da publicidade