As entidades ligadas ao Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas) trabalham em parceria com a Prefeitura para levantar os prejuízos causados pelas chuvas que atingiram a região no fim de semana. O trabalho envolve a Acijs, Apevi, CDL e Sindicatos das Indústrias. Uma das ações é a solicitação para que as empresas atingidas organizem um relatório a ser encaminhado pela Defesa Civil na busca de auxílio estadual e federal.
Continua depois da publicidade
O relatório precisa informar nome da empresa, endereço e fotografias comprovando os prejuízos, e deve ser encaminhado às entidades a que a empresa é ligada (Acijs, CDL e Apevi) e, no caso de não associadas, ao Instituto Jourdan pelo e-mail info@jourdan.info.br ou nos telefones 3275-7000 (Cejas) e 3374-2774 (Instituto Jourdan).
Outra frente do trabalho busca sensibilizar os governos federal e estadual para adotar medidas práticas imediatas como prolongamento dos prazos de pagamento de tributos e obrigações legais, seja do Simples ou em outra figura jurídica que se enquadre as empresas.
As entidades organizadas do setor produtivo e o poder público também fazem gestões para a liberação Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS) aos trabalhadores que sofreram prejuízos, e de recursos de linhas de crédito em condições favoráveis pelas instituições financeiras oficiais como o BNDES, por exemplo.
Continua depois da publicidade