Não dói nada, não tem custo e pode salvar vidas. O teste para identificar portadores de hepatite C é um dos serviços de orientação prestados a partir desta quinta-feira em três barracas montadas em frente à Unidade Sanitária de Joinville, na rua Abdon Batista, 172, no Centro da cidade.
Continua depois da publicidade
Confira outras notícias de Joinville e região.
O trabalho faz parte da Campanha Mundial Hepatite Zero e do mês dedicado à mobilização contra a doença.
Em Joinville, o serviço está concentrado na sede da Unidade Sanitária numa parceria dos clubes Rotary de Joinville, da Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH) e da Secretaria de Saúde.
Continua depois da publicidade
Até a sexta-feira à tarde haverá orientações com profissionais de diversas áreas da Secretaria da Saúde e do Rotary. O objetivo é identificar os portadores de Hepatite C e o encaminhamento para o acompanhamento e tratamento adequado, se indicado, além da conscientização das formas de contágio da doença.
A dona de casa Beatriz Gaspar foi uma das primeiras a participar da campanha e fazer o teste.
– Nunca fiz, mas estou tranquila. A gente tem de se cuidar, né? – disse enquanto as atendentes preparavam o material. O teste dura menos de três minutos.
Os kits para os testes rápidos são fornecidos pelo ABPH, por intermédio dos clubes Rotary. As pessoas que procurarem a Unidade Sanitária também poderão fazer os testes rápidos de sífilis, HIV e Hepatite B.
Continua depois da publicidade
Além da Unidade Sanitária, onde está concentrado o trabalho para a campanha, os testes são realizados periodicamente nas 56 unidades básicas de saúde.
As hepatites virais são doenças infectocontagiosas silenciosas, mas que têm cura. Atualmente existem mais de meio bilhão de portadores das hepatites B e C no mundo e, segundo a Organização Mundial de Saúde, as hepatites virais são um dos maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais do que a Aids.
Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Joinville, Aline Costa da Silva, 125 novos casos foram registrados nos últimos 12 meses em Joinville, número considerado alto.
Continua depois da publicidade
A cura desta doença representa uma redução de mais de 70 % na possibilidade de desenvolver câncer de fígado e uma redução de 90 % no risco de morte por causas relacionadas ao fígado ou a necessidade de um transplante.
Serviço:
Campanha Mundial Hepatite Zero em Joinville
Nesta quinta e sexta-feiras, dias 28 e 29 de julho
Na Unidade Sanitária – rua Abdon Batista, 172
Das 8 às 18h