Publicação da Folha de São Paulo, feita por Raquel Rolnik no dia 5 de maio, aponta que a cidade de São Paulo conta com 63 km de ciclovias, que se somam a 3,3 km de ciclofaixas sinalizadas apenas por pintura no asfalto.
Continua depois da publicidade
Um exemplo que parte da capital paulista é “ciclofaixa de lazer”, onde 120 km são segregados e sinalizados aos domingos e feriados. Os números da maior cidade da América Latina mostram a deficiência e a necessidade urgente de expandir a malha cicloviária, sobre tudo nos grandes centros urbanos.
Florianópolis tem cerca de 50 km e é tida como a capital nacional com maior incentivo ao esporte. É triste constatar a expectativa, apesar dos dados desencontrados, de que em todo o país não haja mais do que mil quilômetros de ciclovias exclusivas e apropriadas à demanda da população nos mais de cinco mil municípios brasileiros.
A cidade de Joinville é o 3º município catarinense com a maior malha cicloviária no Estado, contempla os ciclistas com 99,5 km, entre ciclofaixas e ciclovias. A administração pública espera alcançar 120 km ainda este ano, apesar do incentivo, o número de ciclistas nas ruas caiu de 30 para 12% na última década.
Nossa vizinha Blumenau tem 67 km, a maior parte em ciclofaixas, sendo que 43 km de trechos não são interligados embora preservem a passagem exclusiva aos ciclistas.
Continua depois da publicidade
A capital paranaense também é tida como exemplo de mobilidade urbana aos ciclistas, sendo a segunda cidade brasileira com a maior quilometragem de malha cicloviária, atrás somente do Rio de Janeiro.
Itajaí tem mais de 40 km e a previsão é de implantar em breve mais 40 km, totalizando mais de 80 km de distância em malha cicloviária, com o desafio principal de interligar todos os bairros, onde os projetos serão apresentados durante o Fórum de Mobilidade Urbana, na Câmara de Vereadores de Itajaí.
O Fórum sobre Mobilidade Urbana e Sustentabilidade teve a aprovação unânime dos vereadores e vai ser realizado no dia 19 de maio de 2014, às 19hs, no plenário da Câmara de Vereadores, com entrada aberta ao público. Participe, estimule a família e os amigos.