Com o crescente número de carros nas ruas, a mobilidade urbana é um desafio atual para a maioria das cidades e, em Florianópolis, isso não é diferente. O quadro é agravado pelas características geográficas da cidade, que, devido a grande parte de sua extensão estar situada em uma ilha, há imposição de barreiras físicas naturais, como morros, dunas, mangues, praias e lagoas, que dificultam a continuidade da malha viária.
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Para Julival Q. de Santana, Coronel PM Comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar, a cidade precisa superar alguns desafios quando o assunto é mobilidade urbana, entre eles estão o planejamento intergovernamental e intersetorial integrado, ou seja, supra municipal, como parte da solução para o problema da mobilidade urbana.
Por isso, a importância de ações planejadas para atender às necessidades da população. Como um case de sucesso, podemos citar a operação Alegria, que foi realizada no carnaval em Florianópolis, em parceria com órgãos do Poder Público e o Consórcio Fênix. Na ocasião, houve alteração de linhas do transporte público urbano e ampliação de horários. A ação contou com a participação da Guarda Municipal de Florianópolis e da Polícia Militar de Santa Catarina.
Operação Alegria
A “Operação Alegria” foi planejada de forma integrada com a finalidade de adequar os fluxos viários ao longo do carnaval. Além disso, foi realizado um mapeamento “in loco” das vias, análise do fluxo viário, carga viária, acessos, pontos de confluência, bolsões de estacionamento e de vias alternativas.
O planejamento e a organização integrada, com a descentralização das áreas de festividade oficiais, diminuiu a centralização destes eventos na Ilha e o trânsito ficou mais fluido de forma geral pela Capital.
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A operação contou com a ampliação das linhas de ônibus urbano com incremento substancial, com mais de 16.000 linhas durante o período de carnaval, e com a criação de corredores exclusivos para o acesso na ilha, em especial com a dedicação da Ponte Hercílio Luz como acesso principal dos ônibus de transporte urbano para entrada na capital.
Com a previsão de linhas suficientes e com a colocação de inúmeros ônibus extras em horários de pico, o translado e a dispersão do público em geral ocorreu de forma facilitada. Foi realizado também mapeamento e uso de locais privilegiados para o estacionamento dos ônibus em espera, evitando-se bolsões com congestionamento viário, o que agilizou a chegada destes nos terminais urbanos.
Na operação houve uso de sinalização dedicada (cones, sinalização luminosa etc.) para orientação do fluxo viário, em especial no Continente (Estreito) e na área central da Capital.
Além disso, o emprego de policiamento aplicado às ações e operações de trânsito com o balizamento de vias, interdições planejadas, orientação e redirecionamento do trânsito em pontos estratégicos da Ilha e do Continente facilitou o trânsito da região.
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Para finalizar, a realização de campanhas educativas pela Polícia Militar de Santa Catarina e a Guarda Municipal, com apoio dos meios de comunicação, para que as pessoas usassem o transporte público ou caronas solidárias também ajudaram na conscientização da sociedade de que o trânsito é responsabilidade de todos.
Guarda Municipal
No Carnaval, foi acordado com a Prefeitura Municipal que a Guarda Municipal ficasse responsável pelos principais fechamentos da cidade, garantindo a fluidez do trânsito e a segurança dos foliões.
Para Andrey de Souza Vieira, Comandante da Guarda Municipal, o desempenho da operação foi satisfatório.
— Contamos com um planejamento estratégico a respeito dos fechamentos dos eventos, vias e acessos à cidade, priorizando o transporte coletivo. Trabalhamos em conjunto com as demais forças de segurança, executando algumas operações. Concluímos o carnaval com apoio a mais de 50 eventos , entre eles, blocos de rua, eventos oficiais da Prefeitura e escolas de samba, fora as demandas ordinárias, executamos o corredor exclusivo para ônibus garantindo o acesso à cidade com segurança e fluidez — destaca Andrey.
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Polícia Militar
A Polícia Militar ficou responsável, entre outras atribuições de segurança, pelo planejamento antecipado do evento, com base na análise contextual do cenário, levando-se em consideração pontos positivos, negativos e aspectos a melhorar em anos anteriores.
A corporação também foi quem elaborou e emitiu a “Ordem de Operações da Operação Alegria” e realizou a alocação de capital humano e recursos logísticos diferenciados e adicionais em todo o período do evento. A articulação interagências, com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, a Polícia Científica, o SAMU, a Guarda Municipal, assim como com o staff em apoio a brigadistas e seguranças privados em atuação no evento também foi realizada pela PM.
— Em linhas gerais, pode-se afirmar que o planejamento, a organização e a execução das ações e operações afetas ao carnaval, em especial no quesito mobilidade, foram um sucesso, isto em face a avaliação comparada de eventos realizados em anos anteriores, contando este ano com excelentes resultados alcançados — conclui Julival.
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