O acesso a Bombinhas é um problema que se repete a cada temporada de verão. Este ano os visitantes foram surpreendidos por obras logo na primeira praia e o trânsito vem registrando constantes filas. A reportagem visitou as quatro praias mais frequentadas da cidade na primeira semana de cobrança do pedágio e um mês depois. Constatou que a falta de mobilidade urbana continua sendo o principal problema: além do grande fluxo de veículos, faltam calçadas e pavimentação de qualidade. Entre os pontos positivos, destaque para a limpeza da orla e dos banheiros-contêineres.

Continua depois da publicidade

Praia de Bombas

Localizada na parte norte da cidade, é a primeira praia para quem entra pelo acesso principal do município.

Acesso: é feito pela Avenida Leopoldo Zarling, que está em obras. Nesta temporada os trabalhos foram parados para evitar transtornos, mesmo assim a poeira, falta de asfalto e a lentidão dos veículos são problemas comuns para os visitantes.

Continua depois da publicidade

Banheiros: na orla existem três banheiros contêineres, cada um com seis sanitários. Nas duas vezes em que a reportagem esteve no local, eles estavam limpos e uma pessoa ficava à disposição para trocar o papel higiênico e fazer a limpeza.

Infraestrutura: algumas ruas não possuem qualquer tipo de pavimentação, acumulando poças de água e dificultando o acesso à praia. Bombas possui um calçadão na parte inicial da orla, a obra não foi finalizada, porém os resíduos continuam na areia. Uma ponte inacabada também dificulta a travessia dos turistas. Não há duchas para banhistas.

Limpeza: as lixeiras instaladas a cada 20 metros na orla estavam limpas e haviam sido esvaziadas. No entanto, na praia foi possível flagrar latas de refrigerante e cerveja e tocos de cigarro.

Continua depois da publicidade

Guarda-vidas: 5 postos ativos.

Restaurantes: 64

Hotelaria: 45

Praia de Zimbros

Localizado no sul do município, Zimbros pode ser acessado pelo bairro de Bombas seguindo pela Rua das Graças e Avenida Rio Tapajós. Também é possível chegar até a praia pelo Centro, passando por Mariscal ou pelo Morro de Zimbros.

Acesso: é pavimentado e sinalizado. Já pelo Morro de Zimbros a situação é ruim: a estrada é de chão batido e muito esburacada. Por Mariscal, as vias são tranquilas. O trânsito é intenso, mas flui bem.

Banheiros: na orla existe um banheiro-contêiner com seis sanitários. Quando a reportagem esteve no local, ele estava limpo e uma pessoa ficava à disposição para trocar o papel higiênico e fazer a limpeza. Moradores e turistas reclamaram que apenas um banheiro foi instalado por toda extensão da praia.

Continua depois da publicidade

Infraestrutura: a maioria das ruas não tem calçadas e em algumas vias do bairro elas são precárias ou muito estreitas. Não há chuveiros para banhistas. Na orla há quiosques e dois restaurantes, o restante fica no entorno.

Limpeza: as lixeiras instaladas a cada 20 metros tinham sido esvaziadas e a praia estava limpa. Moradores disseram que o caminhão que recolhe o lixo muitas vezes passa na areia da praia durante o dia, obrigando turistas a retirarem guarda-sóis para dar passagem.

Guarda-vidas: não possui postos.

Restaurantes: 14 estabelecimentos gastronômicos espalhados pela praia e ruas principais.

Hotelaria: 8 hotéis e pousadas presentes no entorno.

Praia de Bombinhas

Localizada ao norte do município, a praia fica logo depois de

Bombas seguindo pela Avenida Vereador Manoel José dos Santos.

Acesso: o acesso é sinalizado e pavimentado com paralelepípedos. O trânsito é complicado e lento em função da quantidade de veículos, principalmente na subida do morro de acesso.

Continua depois da publicidade

Banheiros: na orla existem três banheiros contêineres, cada um com seis sanitários. Quando a reportagem esteve no local eles estavam limpos e uma pessoa ficava à disposição para trocar o papel higiênico e fazer a limpeza.

Infraestrutura: a orla não possui calçadão, apenas calçadas na via principal, também não há chuveiros para banhistas. Apenas algumas travessas que dão acesso à praia são pavimentadas.

Limpeza: a maioria das lixeiras, instaladas na orla a cada 20 metros, tinha sido limpa. Algumas, no entanto, acumulavam bastante lixo e sacos fechados durante a manhã.

Continua depois da publicidade

Guarda-vidas: 1 posto ativo.

Restaurantes: 52 estabelecimentos gastronômicos e diversos quiosques na orla.

Hotelaria: 65 pousadas e hotéis espalhados pela orla e avenida principal.

Praia de Mariscal

Localizada no lado leste de Bombinhas. Existem dois acessos à praia, um pelo Centro da cidade através da Rua Salmão e outro pelo bairro de Bombas seguindo pela Avenida Falcão.

Acesso: os acessos são pavimentados e sinalizados. Há buracos nas vias, mas não chegam a afetar o trânsito. O fluxo de veículos é menor e flui bem.

Banheiros: na orla existem dois banheiros contêineres, cada um com seis sanitários. Quando a reportagem esteve no local, eles estavam limpos e uma pessoa ficava à disposição para trocar o papel higiênico e fazer a limpeza.

Continua depois da publicidade

Infraestrutura: a praia não possui calçadão, nem chuveiros para banhistas. Na avenida principal estão instalados bares e restaurantes, também há estacionamento facilitado. Na orla existem apenas quiosques que vendem bebidas e alimentos.

Limpeza: as lixeiras instaladas a cada 20 metros tinham sido esvaziadas e não havia sujeira na orla.

Guarda-vidas: 6 postos ativos.

Restaurantes: 12 estabelecimentos gastronômicos no entorno da praia.

Hotelaria: 21 hotéis e pousadas próximos à praia.