A mobilidade urbana foi o principal tema das reivindicações de empresários, políticos e representantes da comunidade durante o Fórum Parlamentar Catarinense, realizado nesta sexta-feira, em Joinville. Deputados federais, estaduais e senadores do Estado se reuniram para discutir as demandas dos municípios das regiões norte e nordeste.
Continua depois da publicidade
Para debater os problemas referentes ao transporte, também participou do encontro Jorge Bastos, presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Uma das conquistas do fórum, na área da mobilidade, foi a criação de uma comissão para fiscalizar as concessões das rodovias federais. Essa comissão deve ser tripartite, ou seja, precisa ter representantes das concessionárias, dos usuários e também do governo. O deputado federal Marco Tebaldi, ressaltou a importância dessa fiscalização.
– Eu tenho certeza que a [comissão] tripartite representa um grande avanço na questão do controle social – afirmou.
Também nas questões das rodovias, foram colocados referentes à duplicação da BR 280, o contorno viário de Joinville e a criação da terceira pista no trecho norte da BR 101.
Continua depois da publicidade
A Associação Empresarial de Joinville (Acij), também entregou aos deputados uma pauta de reivindicações, contemplando esses e outros pedidos como a melhoria dos sistemas ferroviário e aeroportuário.
Mário Cezar de Aguiar, presidente da entidade, afirmou que a ACIJ quer participar das soluções na busca por melhorias na infraestrutura do Estado.
– Nós não queremos apenas indicar os problemas, queremos participar da busca de soluções para o bem da economia catarinense – explicou.
Duplicação da BR 280
Esse é um pedido antigo das lideranças da região. O primeiro projeto licitado em foi 2002, há 12 anos. Desde então vários contratos foram cancelados e editais de licitação suspensos. Porém, no ano passado veio a notícia da duplicação e duas empresas já foram contratadas para executar as obras nos lotes 2.1 e 2.2.
Continua depois da publicidade
Agora o problema é em relação ao lote 1, que teve licitação suspensa devido a contestação judicial entre as empresas concorrentes. A ministra Ideli Salvati (PT) havia prometido um edital logo após o Carnaval, isto não aconteceu. O órgão afirma que está finalizando o edital e que vai publicá-lo na próxima semana.
Sobre a polêmica do novo edital o presidente da ANTT, afirmou:
– A BR 280 é um problema do DNIT. Nós, da ANTT tratamos das concessões. Eu posso até levar essa reivindicação para o ministro dos Transportes e eu tenho certeza que ele vai administrar isso da melhor maneira possível – declarou.
Gás para as indústrias da região
A comunidade empresarial colocou também a preocupação com a falta de gás no Norte de SC. Para o presidente da Acij, a solução poderia ser uma usina de regaseificação na Baía da Babitonga.
– Com a possível construção dessa usina aparece uma luz no fim do túnel. Eu acredito que é uma obra viável e nós vamos atrás disso – afirmou o deputado Marco Tebaldi.
Continua depois da publicidade
De acordo com o deputado, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que há chances de instalar uma usina na Baía Babitonga. Mas, ele afirma que para isso acontecer os parlamentares terão que unir e buscar também apoio das classes empresariais.
Agricultores
Na pauta do fórum entraram também questões dos agricultores como a possível abertura para importação de bananas do Equador, o que poderia prejudicar os pequenos produtores da região. Estudantes da Univille também pediram obras de mobilidade na rua Dona Francisca e Avenida Edgar Meister. Alunos da Sociesc reivindicaram mais bolsas de estudo e funcionários da UFSC pediram atenção às obras do campus.
Além disso, policiais civis pediram solicitaram aumento no efetivo e representantes dos bombeiros voluntários pediram atenção às leis que envolvem a corporação. Na avaliação do deputado Tebaldi, a reunião foi extremamente positiva.