No último dia da 12ª edição da Expogestão, executivos do LinkedIn, Google e SAP participaram do painel que discutiu o mundo digital e seu impacto nos negócios. Um dos destaques foi o fenômeno da mobilidade da tecnologia.
Continua depois da publicidade
Ela ganhará cada vez mais espaço em todos os setores, desde sensores em colhedeiras ou pneus, para analise de dados que vão indicar o desempenho e o nível de desgate dos itens, a óculos que possibilitarão tomar decisões nas fábricas sem abandonar o posto de trabalho.
Inovações que ocorrem em maior velocidade fora do ambiente corporativo. Um estudo da Delloite, cidado no painel, apontou que 53% dos funcionários hoje em dia levam dispositivos de casa para realização de tarefas no trabalho e 75% alegam que fora da empresa dispõem de mais recursos tecnológicos.
Os painelistas também deixaram um recado para as organizações: “cuidado para não ficar para trás”. Confira alguns trechos:
Presidente da SAP no Brasil, Cristina Palmaka:
Continua depois da publicidade
– Atualmente, existem 1,3 bilhão de pessoas utilizando redes sociais, e muitos dispositivos estão conectados entre si, fornecendo informações que vão contribuir para tomada de decisões melhores. Cada vez mais as empresas de tecnologia vão atuar conectadas entre si. A SAP, que é parceira do Google no exterior, terá um de seus aplicativos utilizados no google glass no Brasil.
Diretor da Google na América Latina, Antonio Schuch
– Estamos acostumados com a mobilidade nos celulares e tablets, mas a mobilidade mal começou. Ela estará no painel dos carros, identificando automaticamente vagas para estacionar e o melhor preço, em óculos utilizados pelos trabalhadores no chão de fábrica. Nossa rotina terá cada vez mais telas, e elas tornarão nossa vida mais rápida e prazerosa, pela oferta de serviços e compartilhamento do conhecimento.
Diretor regional da LinkedIn para América Latina, Osvaldo Barbosa de Oliveira.
– O LinkedIn oferece serviços que tornam mais produtivas as atividades em áreas como marketing e vendas, mas o maior impacto ocorreu em recursos humanos, ao modificar o processo de recrutamento. A rede oferece um banco de dados de 390 milhões de perfis de usuários, que podem ser filtrados conforme o perfil da vaga.