O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Moacir Spoelsa, assumiu o Governo do Estado neste sábado (3). A cerimônia de posse ocorreu por volta das 10h30min, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. 

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

No seu sexto mandato como deputado estadual, Sopelsa aproveitou para dizer que deve dedicar o período como governador para trabalhar em prol dos catarinenses. Emocionado, ele também agradeceu a família e relembrou a trajetória até chegar ao cargo. 

 — É um momento que engradece a vida de todo o cidadão. Eu estou muito feliz e muito emocionado. Sou um agricultor que veio de uma família de colonos, que na infância entregada leite […]. Não tem alegria maior. É uma caminhada consagrada por ter tido sempre ao meu lado as pessoas da minha família e isso me deixa muito feliz — diz.

De acordo com Sopelsa o principal objetivo nesses meses será continuar com o trabalho que já vem sendo feito pelo atual governo. Nesta segunda-feira (5), inclusive, ele deve se reunir com o secretariado para discutir projetos. Além disso, o novo mandatário deve apresentar um projeto voltado para o social e a economia do Estado. Os detalhes, no entanto, não foram divulgados.

— Seguirei com todo o trabalho que vem sendo executado pelo governador. Vou ser leal, pode ter certeza, a todas as suas ações. E vou aproveitar cada um desses 30 dias para poder me dedicar a todos os catarinenses — disse Sopelsa durante uma coletiva de imprensa.

Continua depois da publicidade

Questionado se vai haver alterações no secretariado, ele negou a informação. 

A cerimônia contou com a presença do candidato à reeleição Carlos Moisés (Republicanos) e de seu vice Udo Döhler (MDB). Membros do secretariado do governo, autoridades e prefeitos também estiveram na posse.

Em seu discurso de posse, Sopelsa aproveitou para agradecer Moisés pela confiança para que ele assuma o governo durante a licença. Também aproveitou para agradecer à família que o acompanhou durante a cerimônia.

Carlos Moisés esteve na cerimônia de transmissão de cargo de Sopelsa
Carlos Moisés esteve na cerimônia de transmissão de cargo de Sopelsa (Foto: Luana Amoriam, NSC Total)

Sem disputar um cargo público nas eleições de outubro, Sopelsa afirma que deve continuar trabalhando para ajudar as pessoas mesmo com o fim do mandato como deputado. 

— Não pretendo ir para casa, pretendo continuar ajudando as pessoas e continuar o meu trabalho — alegou. 

Continua depois da publicidade

Natural de Concórdia, no Oeste de Santa Catarina, Sopelsa tem 75 anos e está no seu sexto mandato como deputado estadual. Ele também já foi vereador e prefeito de Concórdia, onde teve início na vida pública. 

Entenda a mudança no governo de SC

A primeira na linha de sucessão seria a vice-governadora Daniela Reinehr (PL). No entanto, ela é candidata a deputada federal na atual eleição e, caso assumisse um cargo no Executivo, ainda que de forma temporária, se tornaria inelegível. 

Por conta disso, ela também abriu mão do direito de assumir o governo após ser notificada por um comunicado da Casa Civil, como contou a colunista do NSC Total, Dagmara Spautz.

O gesto de se licenciar durante a campanha eleitoral e abrir espaço ao presidente da Assembleia Legislativa foi adotado também em eleições anteriores no Estado. No caso de Sopelsa, a medida é vista como uma homenagem ao parlamentar, que decidiu não concorrer nas eleições deste ano e está encerrando a trajetória na vida pública. Sopelsa atua há 24 anos como deputado estadual.

Continua depois da publicidade

Com a ida de Sopelsa para o governo, o deputado estadual Maurício Eskudlark (PL) assumiu a presidência da Alesc. A cerimônia também ocorreu na manhã deste sábado na casa legislativa.

Confira 30 fatos sobre as Eleições 2022 no vídeo

Leia também 

Nem Bolsonaro, nem Lula: SC lidera buscas na internet por candidato fora da polarização

A visita de Lula e Bolsonaro no mesmo dia a SC

Como consultar candidatos a presidente nas Eleições 2022