Previsto para esta segunda-feira (26) mais um fato novo no nebuloso processo eleitoral deste ano em Santa Catarina. Às 11h, será lançada no Diretório Estadual do Partido Progressista (PP) a candidatura do deputado federal Esperidião Amin ao governo do Estado. O parlamentar vai transmitir oficialmente a presidência do partido ao deputado estadual Silvio Dreveck, ex-presidente da Assembleia Legislativa.

Continua depois da publicidade

O PP tem um acordo politico e integra uma coligação com o PSD, PSB e outras legendas. O presidente do PSD, Gelson Merísio, foi convidado a participar do encontro. Será na sede do Partido Progressista e deverá contar com a presença de prefeitos e lideranças politicas de várias regiões do Estado. A decisão de Esperidião Amin é estratégica. Ele lidera as pesquisas para o governo do Estado. Lança a candidatura para fortalecer a coligação.

Se Gelson Merísio for mesmo candidato a governador, Amin concorrerá a uma das duas vagas no Senado. Tem posição tranquila como nome preferencial. A conferir como ficará a posição da ex-prefeita Ângela Amin, apontada por Merísio como nome ideal para ser candidata à vice. Mas se a candidatura de Merisio não se consolidar, Amin poderá ser a alternativa da nova coligação.

A semana que se inicia hoje promete. Está prevista a transferência do deputado João Rodrigues de Porto Alegre para Brasília. Há expectativa de seu primeiro discurso da tribuna da Câmara Federal. A família e amigos de Rodrigues atribuem a Gelson Merísio a divulgação do processo que tramita há anos na Justiça Federal e no Supremo Tribunal.

Ouça na íntegra o comentário de Moacir Pereira para a CBN Diário:

Continua depois da publicidade