Medidas drásticas de corte de despesas públicas devem ser anunciadas no Centro Administrativo pelo governador Eduardo Pinho Moreira (MDB). Ele concede entrevista coletiva nesta quarta-feira (18) para falar da delicada situação financeira do governo, especialmente a folha salarial do funcionalismo que, desde dezembro do ano passado, ultrapassou os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. Devem ser cortados 20% dos cargos comissionados.

Continua depois da publicidade

Moreira reuniu-se nesta terça (17) com vários secretários para avaliar as medidas, suas consequências politicas e seus resultados na execução do orçamento estadual. Pelo que se informa no Executivo, as medidas devem ser executadas por decreto governamental, portanto, sem necessidade de serem submetidas ao Poder Legislativo.

Os cortes colocam a gestão de Raimundo Colombo numa situação delicada.

No plano nacional, o destaque fica com a decisão do Supremo de receber denúncia contra o senador Aécio Neves (PSDB) por corrupção e obstrução de justiça.

O processo abala a imagem do politico mineiro, tem pesadas consequências nas eleições de Minas Gerais e arranham o presidenciável tucano Geraldo Alckmin.

Continua depois da publicidade

Além disso, há reflexos em todo o Brasil, incluindo Santa Catarina, onde o senador teve no segundo turno das eleições em 2014 quase 2,5 milhões de votos, contra 1,3 milhão de Dilma Rousseff. Uma maioria que se frustra com seu envolvimento em denúncia de corrupção.

Ouça o comentário de Moacir Pereira na íntegra: