Previsto para os próximos dias o lançamento do “Manifesto pela valorização da Engenharia”, que foi idealizado e redigido em Florianópolis. O projeto já conta com o apoio de nove entidades profissionais e corporativas.

Continua depois da publicidade

O manifesto tem a liderança da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE) e pretende sensibilizar políticos e governantes pela melhoria da gestão no planejamento, contratação, fiscalização e execução de obras públicas.

A primeira constatação dos especialistas que atuam no setor é que os acidentes de obras públicas decorrem da ausência de planejamento e de critérios técnicos na elaboração dos projetos. Falta, em resumo, gestão.

Na origem, a Lei de Licitações (Lei 8.666), que dá absoluta prioridade nas concorrências públicas às empresas que ofereçam os menores preços. Muitas vezes, isso resulta em inúmeros aditivos de reajustes ou o comprometimento da obra com o uso de material inadequado.

O manifesto condena as obras improvisadas, contratadas quase sempre com motivação política ou eleitoral. As entidades defendem ainda que sejam responsabilizados, civil e criminalmente, todas as autoridades e os profissionais que causaram prejuízos à população com obras mal planejadas, construídas e entregues.

Continua depois da publicidade

Ouça o comentário de Moacir Pereira na íntegra: