O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior (PSD), concede entrevista coletiva em seu gabinete nesta quarta-feira para anunciar a posição oficial sobre as eleições de outubro. Por todos os indicativos dados até agora, pelas sinalizações de seus correligionários e pela lógica política, o prefeito não deverá concorrer à reeleição. Alegará incompatibilidades entre administrar a Capital e o projeto de reeleição.

Continua depois da publicidade

Nos últimos dias ocorreram ações sinuosas sobre a manifestação oficial a ser divulgada nesta quarta. O prefeito já enfatizou que se for para comprometer a situação financeira da administração municipal ou reeditar as pedaladas e a manipulação política praticadas pela presidente afastada Dilma Rousseff, prefere ir até o fim sem disputar novo mandato. Além disso, a situação financeira da prefeitura é delicada, com dívidas que se acumularam nos últimos meses em função da grave crise econômica, sem que se vislumbre alguma luz em futuro próximo. Os números das pesquisas realizadas também não favoreceriam o projeto de reeleição. Ouça o comentário:

Há, sobretudo, um fato político relevante, mantido sob sigilo. No último domingo de maio estiveram reunidos os presidentes do PSD, Gelson Merisio, e do PP, Esperidião Amin, presentes o prefeito Cesar Souza Junior, o pai dele, o secretário Cesar Souza, e a ex-prefeita Ângela Amin. A conversa girou sobre a eleição de Florianópolis. Ali foi selado um acordo político pelo qual Cesar Souza Junior desistiria de concorrer à reeleição e o PSD apoiaria a candidatura de Angela Amin pelo PP.

Dias depois, contudo, surgiu um fato novo. O professor Rodolfo Pinto da Luz pediu demissão da Secretaria da Educação para ficar livre e concorrer a cargo executivo. O gesto foi interpretado como disposição de sair candidato a prefeito pelo PSD. O presidente do PSD de Florianópolis, Pedro Bittencourt, repete que o partido terá candidato a prefeito, o que contraria o pacto selado no jantar dominical das principais lideranças.

A desistência de Cesar Souza Junior torna o futuro imprevisível.

Continua depois da publicidade

Fato novo

A decisão do prefeito Cesar Souza Júnior de não concorrer à reeleição pelo PSD provoca um fato político novo na eleição do novo prefeito da Capital. Fortalece o projeto da ex-prefeita Angela Amin (PP). As circunstâncias e a oxigenação da candidatura vão depender das futuras decisões do PSD e dos partidos que dão sustentação a Colombo e a Cesar Junior. Com a desistência, Florianópolis tem agora três pré-candidatos a prefeitura: Ângela Amin (PP), Gean Loureiro (PMDB) e Elson Pereira (PSOL). As conversões partidárias devem ocorrer até o dia 2 de agosto.