O procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava-Jato, lançou nesta quinta-feira (23) em Gaspar, no Vale do Itajaí, a campanha “Unidos contra a Corrupção”, que objetiva o voto consciente do eleitor brasileiro no pleito de outubro.
Continua depois da publicidade
Ele fez a palestra de abertura do 35º Encontro do Ministério Público, promovido pela Associação Catarinense do Ministério Público. O evento conta com a participação de 200 promotores e procuradores estaduais. A campanha objetiva três compromissos do eleitor na escolha dos candidatos: passado limpo, compromisso com a democracia e apoio as medidas do pacote anticorrupção.
A abertura teve a presença do Procurador Geral de Justiça, Sandro José Neis, que falou das conquistas e da atuação do Ministério Público em 30 anos de vigência da Constituição Federal. Ele alertou para movimentos que objetivam enfraquecer a instituição.
Deltan Dallagnol fez um retrospecto sobre a Operação Lava-Jato, desde o seu inicio há quatro anos em Curitiba, com a leitura de 90 mil documentos. Revelou que 300 pessoas já foram denunciadas, e que a operação resultou até agora na recuperação de R$ 30 bilhões desviados em pagamento de propinas.
O evento terá prosseguimento hoje com vários painéis, um dos quais com a participação da jornalista Natuza Nery, da Rádio CBN e da Globo News. O encerramento será amanhã com a palestra do ministro Mauro Campbell, do STJ.
Continua depois da publicidade
Ouça o comentário na íntegra:
