O processo de transição do Governo estadual começa hoje, às 15h, no Centro Sul, com a transmissão da Chefia do Executivo do governador Raimundo Colombo, do PSD, para o vice Eduardo Moreira, do PMDB. Vai prosseguir dia 22 de fevereiro com o anúncio oficial do novo secretariado e várias mudanças no segundo escalão, e terminar no dia 6 de abril, quando Colombo renunciará para concorrer ao Senado.

Continua depois da publicidade

O PMDB promove uma grande festa para homenagear sua principal liderança política. Aliados querem dar projeção estadual a Moreira, visando tornar sua candidatura ao governo um fato consumado e leva-la a convenção estadual.

Deputados, prefeitos e lideranças de outros partidos deverão comparecer. O presidente estadual do PSD, deputado Gelson Merisio, já anunciou que não vai participar. Alega que a festa é do PMDB, que a partir de hoje transforma-se em adversário.

O novo governador confirmou mais um nome para o primeiro escalão: o ex-deputado Marcelo Rego para a Secretaria de Comunicação.

Outros nomes continuam em estudos para secretarias, diretorias de empresas e cargos no segundo escalão.

Continua depois da publicidade

Eduardo Pinho Moreira disse que seu governo terá nome: responsabilidade. Destaca ações fortes na área fiscal, em função da situação financeira do governo, que não há nada confortável. Só na saúde a dívida é de um bilhão de reais.

Para atacá-la o novo governador viaja segunda-feira a Brasília, onde terá audiência com o ministro da Saúde e depois participará de reunião do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, com todos os governadores. Na pauta, justamente a questão financeira dos Estados.