A BR-101 tem pontos críticos em Santa Catarina que estão a exigir investimentos bilionários para evitar situação caótica no futuro, com engarrafamentos gigantescos que irão prejudicar a população e travar a economia. Esta a conclusão a que chegaram empresários e técnicos durante reunião da Câmara de Transporte e Logística da Federação das Indústrias.
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O engenheiro Newton Gava, consultor do BID que hoje assessora o Grupo Paritário de Trabalho que fiscaliza a concessão da BR-101, defendeu projetos de investimentos de 2, 6 bilhões de reais. São obras inadiáveis de construção de vias marginais, de novos acessos e serviços complementares nas regiões da Grande Florianópolis, entre Porto Belo e Penha e na região de Joinville. Na região norte há previsão de aumento significativo na movimentação de conteineres com a expansão do porto de Itapoá, melhorias no porto de São Francisco do Sul e instalação de outros portos na baia da Babitonga.
Aqui na Grande Florianópolis, o Contorno da BR-101 não será a solução. O consultor Newton Gava defendeu a construção da terceira faixa no sentido norte. Esta obra aumentaria o fluxo de veículos em 50%. Poderia ser executada em apenas um ano e custaria apenas 93 milhões de reais, custo que se pagaria em apenas dois meses. O projeto executivo já está pronto. O inicio desta obra que vai evitar os engarrafamentos monstruosos na via expressa depende da ANTT.
Ouça o comentário de Moacir Pereira
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