Estamos a exatamente quatro meses das eleições gerais deste ano e o cenário continua indefinido em Santa Catarina e em relação às eleições presidenciais.

Continua depois da publicidade

No plano federal há pelo menos 13 pré-candidatos anunciados e viajando pelo Brasil. Vários deles estarão em Florianópolis na próxima semana para falar no Congresso dos Municípios, promovido pela Fecam.

O tucano Geraldo Alckmin vai aproveitar este compromisso para fazer um giro de dois dias por Santa Catarina.

As últimas pesquisas realizadas no Estado indicam que o deputado Jair Bolsonaro está na liderança. Em várias consultas, com larga vantagem sobre os demais concorrentes.

No plano estadual, a situação também é imprecisa. No próximo sábado, em Chapecó, mais de 100 prefeitos e 20 deputados de nove partidos participarão do lançamento da candidatura do deputado estadual Gelson Merisio, do PSD.

Continua depois da publicidade

Na segunda-feira, a Executiva Estadual do MDB estará reunida para tentar aprovar uma fórmula de escolha do candidato ao governo. O presidente Mauro Mariani tem viajado pelo Estado como pré-candidato, mas este esforço não tem melhorado posição na corrida. O governador Eduardo Pinho Moreira tem sua candidatura defendida por deputados, prefeitos e dirigentes municipais.

A indefinição está impedindo que o MDB inicie conversações concretas com outros partidos visando a um projeto de coligação. A reunião do dia 11 pode ser decisiva no projeto eleitoral.

Ouça o comentário de Moacir Pereira: