Mitt Romney venceu neste sábado as prévias do partido republicano para as eleições presidências americanas em Washington. Este foi o quarto triunfo consecutivo do ex-governador de Massachusetts, e o último antes da chamada super-terça, quando dez estados votarão para escolher o candidato republicano para as eleições de novembro.

Continua depois da publicidade

Com a maioria dos votos apurados, o senador da Pensilvânia Rick Santorum e o deputado Ron Paul disputam o segundo lugar, enquanto Newt Gingrich amargava a quarta colocação.

Romney afirmou em comunicado que a sua vitória significa que os eleitores de Washington “não querem um político de Washington na Casa Branca”:

“Eles querem um homem de negócios conservador, que compreende o setor privado e sabe como fazer o governo federal não atrapalhar para que a economia possa crescer de forma vigorosa de novo.”

Continua depois da publicidade

O triunfo de Romney na Costa Oeste do país ocorre depois da vitória nas primárias paralelas sobre Santorum no início da semana, em Michigan e no Arizona.

De acordo com a contagem da agência de notícias Associated Press, Romney já soma o apoio de 185 delegados. Santorum teria 90, Gingrich 33, e Paul 23.

O candidato que obter 1144 delegados ganha a nomeação na Convenção Nacional Republicana, que começa 27 agosto, em Tampa, na Flórida, tornando-se rival do presidente Barack Obama na disputa pela Casa Branca.

Continua depois da publicidade