O milionário Mitt Romney arrasou na terça-feira na eleição primária da Flórida, conseguindo uma sólida vantagem sobre o conservador Newt Gingrich, o que volta a colocá-lo como claro favorito para ser o candidato republicano para enfrentar Barack Obama em novembro.

Continua depois da publicidade

Após o fechamento dos centros de votação, Romney confirmou as previsões das pesquisas que lhe davam uma vantagem de ao menos 15 pontos sobre Gingrich (47% – 31%), segundo projeções das redes de televisão americanas considerados 61% dos votos apurados.

Esta é a segunda vitória de Romney depois de ganhar em meados do mês em New Hampshire nas primárias que começaram em 3 de janeiro em Iowa, vencidas então pelo ex-senador conservador Rick Santorum – terceiro nas pesquisas. Gingrich venceu, por sua vez, a primária realizada na Carolina do Sul, em 21 de janeiro. O representante do Texas, Ron Paul, se mantém no quarto posto.

– O que é tão importante na Flórida? Hoje é o dia mais importante do mundo para mim – disse Romney à imprensa em Tampa (centro do estado), enquanto defendeu suas novas estratégias de campanha que incluíram agressivos anúncios entre ele e Gingrich.

– Se temos sucesso aqui fica bastante claro que quando alguém é atacado, tem que responder e não se pode deixar as acusações sem resposta – disse sobre os ataques pessoais que caracterizaram os políticos nos últimos dias.

Continua depois da publicidade

Na Flórida, o Partido Republicano conta com mais de 4 milhões de afiliados e o vencedor ganha 50 delegados dos 1.144 necessários para conseguir a candidatura presidencial republicana, a qual se decidirá em uma convenção do partido em agosto em Tampa. Gingrich parecia reconhecer na terça-feira que estava em uma dura briga na Flórida, mas advertiu que a batalha pela candidatura era longa.

As imagens na sede de campanha de Gingrich em Orlando mostravam um cartaz que dizia: “ainda restam 46 Estados”, esclarecendo que apesar do tropeço de terça-feira, segue adiante.

– Votem em Romney porque é o mais positivo dos candidatos e acredito que sua experiência como empresário é o que necessitamos hoje no país – disse à AFP Steve Avila, um recém-formado em Economia de 22 anos, em um centro de votação em Brickell, o centro financeiro de Miami.

Segundo pesquisas de boca de urna, 62% do eleitorado da Flórida votou pensando que a economia era o principal problema que devia ser solucionado por um candidato. Nesse sentido, Romney disse que depois da Flórida “gostaria de destinar mais tempo focando no presidente Obama, que é o que será essencial para chegar à Casa Branca”, citando os ataques pessoais.

Continua depois da publicidade

Mas Gingrich continuava confiando que suas credenciais conservadoras – e o apoio dos líderes ultraconservadores do Tea Party como Sarah Palin e Herman Cain – lhe permitirão vencer Romney e posteriormente, Obama.