O candidato à Presidência dos Estados Unidos derrotado Mitt Romney passou mais de uma hora na Casa Branca nesta quarta-feira em um almoço com o mandatário Barack Obama, constataram jornalistas da AFP.
Continua depois da publicidade
Romney saiu de uma picape pouco antes das 12h30min (15h30min de Brasília) e entrou na “West Wing”, a ala oeste do edifício executivo, no coração de Washington, de acordo com jornalistas. O candidato derrotado deixou a Casa Branca pouco depois das 13h45min locais sem fazer declarações.
Este almoço, o primeiro encontro entre ambos depois de 22 de outubro, dia do último debate antes das eleições de 6 de novembro, foi realizado no salão privado de Obama, perto do Salão Oval, havia anunciado na quarta-feira o porta-voz da Casa Branca Jay Carney.
O encontro foi fechado à imprensa, mas a Casa Branca prometeu divulgar informações e uma foto oficial.
Em seu discurso de vitória em Chicago, Obama havia manifestado sua vontade de se reunir com Romney.
Continua depois da publicidade
– Há aspectos da trajetória de Romney como governador que poderão ser muito úteis – declarou o presidente no dia 14 de novembro. – Romney fez um trabalho excepcional – acrescentou.
Mas o republicano se mostrou menos conciliador após sua derrota. Durante uma entrevista coletiva à imprensa, Romney acusou Obama de ter vencido graças aos “presentes” que oferecidos a certas parcelas do eleitorado, principalmente negros, latinos e jovens.
A chegada de Romney à Casa Branca nesta quinta-feira foi marcada por um incidente, quando um homem tentou investir contra o comboio do ex-governador de Massachusetts, de acordo com a polícia que protege a residência presidencial, que não indicou a motivação da agressão.