Um dos maiores temores com relação à saúde bucal é a cárie. O quadro que causa fortes dores é um dos principais fatores que levam as pessoas ao dentista. Por ser muito comum, existem muitos ditos populares que dizem respeito a isso. Mas o que é mito e o que é verdade na cárie? O que se diz que realmente tem lastro dentro dos estudos da odontologia?

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Confira abaixo 10 afirmações sobre o problema e saiba a veracidade de cada uma delas.

O que é a cárie?

Antes de entrarmos na lista em si, precisamos elucidar o que é a cárie. De acordo com o Ministério da Saúde, em seu banco virtual de informações, a cárie é uma destruição dos tecidos calcificados dos dentes.

Continua depois da publicidade

Essa destruição é causada por ácidos que são produzidos por bactérias presentes na boca. Normalmente, o quadro se inicia com a aparição de uma mancha branca no dente, depois aparecem cavidades na superfície dentária. Em casos mais graves pode ser necessário extrair o dente ou até fazer tratamento de canal.

Mitos e verdades sobre a cárie 

Agora que já temos um conceito definido, vamos ver o que é verdade e o que não é sobre a cárie.

Escovação previne a cárie?

Verdade. Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) demonstrou que a escovação dental supervisionada em uma escola conseguiu prevenir mais de 21 lesões nas crianças testadas. Além disso, todo custo da ação foi muito menor que de um tratamento. Mas vale ressaltar que a escovação também envolve o uso de fio dental, o bochecho e a limpeza da língua.

Continua depois da publicidade

A cárie não volta depois de tratada

Mito. De acordo com a Cirurgiã dentista Berenice Barachan, professora da UFRGS, a cárie secundária, como é chamada na odontologia, é muito difícil de ser encontrada, já que pode acontecer durante as restaurações. Outros especialistas apontam que a cárie pode voltar uma microscópica região do material restaurador.

Açúcar aumenta a incidência de cárie?

Verdade. Em março de 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disponibilizou uma recomendação de diminuição do consumo de açúcar.

Dentre as razões para isso estava a diminuição da cárie com um menor consumo. Isso acontece pois são os açúcares que começam a produção do ácido que gera cárie.

Continua depois da publicidade

A goma de mascar sem açúcar previne a cárie?

Mito. Justamente por não ter açúcar, ela não inicia o processo que traz o quadro. Contudo, ela não tem nenhuma propriedade preventiva por si só. Ao passo que o uso de goma de mascar pode sim prejudicar, por motivos explicados acima.

Quem usa aparelho fixo tem mais cárie?

Depende. Assim como dissemos no primeiro ponto, a boa higiene bucal está diretamente ligada com a prevenção.

Neste contexto, quem usa aparelho precisa estar atento, já que ele retém mais resíduos de alimento. No entanto, com os cuidados em dia, a probabilidade de acontecer é muito menor.

Continua depois da publicidade

Aspirina na cavidade da cárie diminui a dor?

Mito. Na verdade isso é bastante contra-indicado, a própria bula do medicamento cita que o efeito vem através da ingestão, não pelo contato. Além disso, a aspirina é ácida, algo que pode piorar ainda mais o quadro bacteriano.

Chupeta causa cárie?

Mito. A chupeta por si só não causa cárie se estiver bem higienizada. Entretanto, especialistas têm ressalvas com o item, já que ele pode trazer deformações para a arcada dentária. Então seu uso inspira atenção de qualquer forma. 

A cárie pode ser transmitida pelo beijo?

Verdadeiro. Mas depende, a própria definição do Ministério da Saúde coloca o quadro como transmissível. Beijar alguém que tenha esse alto número de bactérias e acidez pode acarretar em um problema. Contudo, se você fizer a sua higiene bucal de maneira correta o risco será bem menor.

Continua depois da publicidade

Toda cárie causa dor?

Mito. Muitas vezes o dentista encontra as manchas brancas características mesmo sem o paciente ter reclamado de nenhuma dor. Entretanto, se não for tratado logo, a cárie vai chegar no nervo do dente e vai causar um incômodo bem grande. 

Dentes sensíveis são causados por cárie?

Mito. De acordo com a dentista Bruna Santoro, a sensibilidade nada tem a ver com a cárie. A sensibilidade é causada pelo desgaste do esmalte dentário e outros fatores. Aliás, a sensibilidade piora se o indivíduo escova com muita força. 

Leia também

É verdade que suco de beterraba combate anemia? Descubra

Os sinais de que a gripe está indo embora do organismo