Estrela do telecatch na década de 1980, Ivo Lenzi, mais conhecido no meio das lutas como Mister Lenzi, de 59 anos, está de volta a Jaraguá do Sul. Nascido na cidade, o lutador percorreu o mundo e ganhou fama com a participação no telecatch (programas de televisão que exibiam combates de luta-livre e combinava encenação teatral e combate).
Continua depois da publicidade
Hoje, Lenzi continua no mundo das lutas, mas como sparring (lutador experiente que auxilia no preparo de outro profissional) do campeão hispano de boxe, Casca. Além de continuar como boxeador.
O começo do lendário Mister Lenzi foi no Rio de Janeiro, em 1985, quando foi descoberto por um empresário de luta-livre. O olheiro pediu para que o treinador preparasse o jaraguaense para disputar o telecatch.
– Toda sexta-feira, nós viajávamos para uma capital -, relembra.
Continua depois da publicidade
Cada local possuía um estabelecimento diferente. Em Porto Alegre era o Gigantes do Ringue; em Curitiba, Reis do Ringue; Rio de Janeiro, as lutas ocorriam no Montilla; e em São Paulo era na TV Gazeta. Inclusive, foi na tevê que Lenzi teve sua maior conquista no telecatch, vencendo o renomado lutador Metralha.
– Fiquei dois anos viajando com eles. Voltei para Santa Catarina e parei de treinar. Mas logo depois fui convidado para um campeonato de luta olímpica, na Venezuela. Levaram os melhores do Brasil. E um dos lutadores acabou se machucando e entrei para o grupo -, recorda.
Mesmo sem preparação, Lenzi faturou o terceiro lugar na competição Sul-americana, maior título da carreira do lutador.
Continua depois da publicidade
Depois das glórias no telecatch e na luta olímpica, que renderam cicatrizes no rosto,mas grandes recordações, o jaraguaense continuou como lutador de boxe. Ele participava de lutas na América Latina e também no interior do País. Hoje, se recupera de uma distensão muscular na coluna, mas pretende voltar aos ringues fazendo lutas esporádicas no Brasil e no exterior.
– Quando melhorar voltarei para os treinos. Vou sempre em uma academia para brincar com os lutadores locais. Eu tento transmitir o que aprendi para os mais jovens -, descreve.
Sobre o UFC, que vai acontecer em Jaraguá do Sul no dia 18 de maio, Lenzi comemora.
– As academias estão cheias e tem gente muito boa aqui. Com o UFC mais gente vai querer praticar e, com certeza, sairá um campeão de Jaraguá do Sul futuramente -, projeta.
Continua depois da publicidade