Pelo menos duas pessoas morreram após um míssil disparado pela Rússia cruzar a fronteira da Ucrânia com a Polônia e atingir a pequena cidade de Prezewodóv na tarde desta terça-feira (15). A cidade fica perto do território ucraniano, invadido pela Rússia em 24 de fevereiro por ordem do presidente russo, Vladimir Putin.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Segundo a agência Associated Press, a informação foi confirmada pela mídia local e por fontes norte-americanas. A Polônia faz parte da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Bombeiros na Polônia disseram na terça-feira que duas pessoas morreram em uma explosão em Przewodow, um vilarejo no leste da Polônia perto da fronteira com a Ucrânia. Além das mortes na Polônia, os ataques também afetaram o país vizinho, a Moldávia, que sofre com falta de luz após destruição de plantas de energia elétrica.
Em publicação feita nas redes sociais, o porta-voz do governo polonês, Piotr Muller, informou que uma reunião de urgência de assuntos referentes à Defesa Nacional foi convocada pelo primeiro-ministro do país na tarde desta terça-feira.
Continua depois da publicidade
“Devido à situação de crise, o primeiro-ministro Mateusz Morawiecki (…) convocou uma reunião do escritório de Segurança Nacional”, disse.
O governo da Hungria também confirmou a convocação de uma reunião com forças de segurança. Segundo o governo ucraniano, metade da população da capital está sem energia e o país de Putin lançou uma centena de mísseis, “do Mar Cáspio”, da “região [russa] de Rostov” e “do Mar Negro”, principalmente “contra infraestruturas energéticas”.
A presidência ucraniana afirmou que a situação da rede elétrica em todo o país é “crítica”. Em Kiev, os ataques deixaram pelo menos um morto e privaram “metade” dos habitantes de eletricidade, disse o prefeito, Vitali Klitschko, no Telegram.
Sirenes antiaéreas soaram em toda a Ucrânia pouco antes das 15h30 (10h30 em Brasília). Minutos depois, explosões foram ouvidas em Kiev, Lviv (oeste) e Kharkiv (nordeste).
Continua depois da publicidade
Efeitos da guerra na Ucrânia na economia de SC
Leia também
Entenda os motivos da guerra entre Rússia e Ucrânia
Fotos e vídeos mostram cenário de guerra e desespero na Ucrânia após ataque da Rússia
Live do NSC Total discute guerra entre Rússia e Ucrânia e efeitos do conflito