O míssil disparado pela Coreia do Norte na segunda-feira (28), e que sobrevoou o Japão, não ameaçou o território dos Estados Unidos, informou o Pentágono em comunicado.
Continua depois da publicidade
“Avaliações iniciais indicam o lançamento de um míssil balístico de médio alcance (IRBM)”, assinalou o Departamento de Defesa.
“O Comando de Defesa Aeroespacial americano determinou que este míssil balístico lançado não apresentou uma ameaça à América. O Comando americano do Pacífico determinou que este míssil balístico lançado não apresentou uma ameaça à ilha de Guam”, continuou.
Leia mais
Continua depois da publicidade
Coreia do Norte lança míssil que sobrevoa Japão
EUA consideram “todas as opções” após míssil da Coreia do Norte sobre o Japão
Coreia do Norte tem “direito à autodefesa”, diz embaixador do país na ONU após lançamento de míssil
Em julho, a Coreia do Norte testou um míssil balístico intercontinental que demonstrou ter capacidade de atingir os Estados Unidos. Na sequência, Pyongyang — capital e maior cidade norte-coreana, situada às margens do rio Taedong — ameaçou disparar um míssil próximo à ilha de Guam, considerada pelos EUA como a linha vermelha que o país asiático não deveria ultrapassar.
No entanto, o míssil lançado na segunda sobrevoou o Japão, aliado-chave dos EUA, ressaltou o Pentágono.
Continua depois da publicidade
“Nosso compromisso com a defesa de nossos aliados, incluindo a República da Coreia e o Japão, diante destas ameaças, permanece firme. Continuamos preparados para nos defender e defender nossos aliados de qualquer ataque ou provocação”, afirmou.