A comunidade de Alfredo Wagner vai trocar temporariamente o lugar para as orações. As missas do padre Augustinho Kunen serão celebradas no salão paroquial da igreja Bom Jesus depois que o teto em cima do altar desabou, na manhã de segunda-feira.

Continua depois da publicidade

O desabamento ocorreu por volta das 7h de segunda, depois de um domingo de chuva intensa na cidade. Não havia ninguém na igreja no momento. A suspeita é que a estrutura desabou porque estava desgastada pela ação de cupins e pela umidade. A igreja fica às margens da BR-282. Essa foi a segunda vez em que o teto cedeu. O primeiro desabamento aconteceu em 1973. A igreja é da década de 1960.

A próxima missa será celebrada no sábado, às 18h, já no salão paroquial. A coroação de Nossa Senhora, tradicional evento da cidade, que ocorreria no sábado foi desmarcada.

Com o estrago, a Defesa Civil do Município interditou a estrutura, que só pode receber reformas após um laudo técnico, o que já teria sido solicitado via Secretaria Estadual da Defesa Civil à SDR Ituporanga. Um engenheiro chegou a ir na igreja na tarde desta terça, mas disse não ter competência para fazer a análise, segundo conta o coordenador municipal da Defesa Civil, Emerson Martins.

Continua depois da publicidade

– Vamos tentar uma parceria com São José. O município (de Alfredo Wagner) não tem um engenheiro no quadro, senão já teríamos iniciado o laudo – disse Martins, que também é secretário da Administração.

Santos danificados

O desabamento atingiu as imagens de madeira que protegiam o lugar. São Cristóvão perdeu o braço direito. São Sebastião perdeu os arranjos. Jesus Cristo, pregado na cruz, foi poupado e teve só um espinho da coroa arrancado. A única réplica intacta, sob uma mesa de mármore no centro do altar, foi a do Bom Jesus, padroeiro da paróquia que leva seu nome.

O barulho foi tanto na igreja vazia que acordou dona Sisse Capistrano, que mora nas redondezas.

– Pelo estrondo que deu, eu pensei que fosse um acidente na rodovia. Até comentei com meu marido “olha, meu velho, parece que teve uma batida forte na estrada e foi feia”. Foi na churrascaria onde trabalho que me contaram desta infelicidade com a igreja – disse a integrante do coral.

Continua depois da publicidade

Na segunda-feira, cerca de 12 mulheres que estavam no sótão ouviram um barulho na madeira que compõe o assoalho e o teto da estrutura.

– Depois que caiu eu lembrei daquele estalo que deu. A gente não se deu conta do perigo – contou a corista Márcia Steffen.

O forro da sala de música, que fica ao lado do teto que caiu, foi danificado com a queda da estrutura.

Continua depois da publicidade