Em julho do ano passado, o Diário Catarinense assistiu orgulhoso a uma corrente do bem provocada pelos leitores durante a semana em que o jornal publicou o conteúdo batizado de Viver SC.
Continua depois da publicidade
No total, 295 pessoas foram convidadas a escrever por que as cidades catarinenses são tão especiais e, de domingo a sexta-feira, seis cadernos descreviam cada uma das regiões do Estado pela ótica de quem mais as conheciam: os moradores. O resultado do trabalho primoroso não passou despercebido pelos leitores. Comentários como o do advogado Carlos Vieira, de São Francisco do Sul, pulularam naquela semana:
“Parabéns. Os cadernos Viver SC estão excelentes. Assim, até nós que moramos no Estado ficamos conhecendo-o melhor e cheios de vontade para conferir pessoalmente.”
Golaço! Vieira e outros escudeiros do DC nos mostraram não ser tão verdade aquele senso comum de que Santa Catarina é uma colcha de retalhos, seis estados em um, e uma região não quer saber da outra. Quer saber sim, nos disseram os leitores.
Provocados por eles e também pelo nosso setor de call center, que na época se surpreendeu com mensagens e telefonemas chegando sem parar, planejamos um retorno mais duradouro para o projeto. Ainda não posso contar tudo o que virá a partir de maio, mas já adianto: o leitor novamente terá um papel protagonista.
Continua depois da publicidade
E é para convocá-lo a participar que escrevo esta carta. O Viver SC – a beleza de ser catarinense começará com um mosaico de fotos de todas as partes do Estado enviadas por você. Nosso objetivo é lotar o mapa de Santa Catarina com imagens dos mais diversos recantos, das mais desconhecidas paisagens. Valem também selfies das pessoas deste Estado tão rico e diverso de identidades culturais.
Esses retratos serão publicados ao longo do projeto e comporão inclusive a campanha do Viver SC – a beleza de ser catarinense em jornais, rádios e televisão. Mais um segredinho: neste ano, o Viver SC não se restringirá às plataformas do Diário Catarinense. Vai ir até bem pertinho do leitor e vai provocá-lo a discutir como melhorar e desenvolver ainda mais nosso Estado. Pronto, contei demais. Vamos lá postar fotos (conto mais no próximo mês).
Boa leitura e bom restinho de feriadão.

Continua depois da publicidade