A Copa América vai parar o Campeonato Brasileiro. A competição em solo brasileiro começa no dia 14 de junho. Até lá, são três rodadas nas séries A e B. O desempenho nos três jogos até a parada serão determinantes para os clubes de Santa Catarina saberem se será um mês de trabalho sob pressão ou tranquilidade. Confira a situação de cada equipe.
Continua depois da publicidade
> Série A (confira a classificação e tabela completa)

Avaí
Não bastasse a situação delicada, o Leão tem uma tabela complicada. Com três pontos em seis jogos, está na vice-lanterna – na frente do Vasco pelo saldo de gols – e precisaria vencer duas das três partidas que tem pela frente para passar a Copa América fora da zona de rebaixamento. No entanto, a sequência é dura: todos estão na metade de cima da classificação do Brasileirão. Depois do Internacional (atual sétimo colocado) no Beira-Rio, tem o São Paulo (quarto) na Ressacada e dá um “até breve” aos jogos diante do Palmeiras (líder) na capital paulista
Sequência de jogos
Continua depois da publicidade
Internacional – domingo – 19h – Beira-Rio
São Paulo – 8/6 – 21h – Ressacada
Palmeiras – 13/6 – 20h – Arena Palmeiras

Chapecoense
A vitória sobre o Cruzeiro no último fim de semana deu fôlego para que o Verdão do Oeste consiga ir para a parada da Copa América com alguma tranquilidade: fora e com margem para a zona de rebaixamento. O melhor caminho para isso é vencer os dois jogos que terá em casa. O primeiro deles é contra o líder Palmeiras, neste domingo. O outro, o último antes da pausa, será o Fluminense, hoje com um ponto a menos que a Chape. O confronto fora de casa será diante do Goiás, no Serra Dourada. A Chapecoense tem boa condição de ver o Brasil na competição sem peso na consciência.
Sequência de jogos
Palmeiras – domingo – 19h – Arena Condá
Goiás – 10/6 – 20h – Serra Dourada
Fluminense – 13/6 – 20h – Arena Condá
> Série B (confira a classificação e tabela completa)

Criciúma
Primeira vitória na conta e saída da zona de rebaixamento. O Tigre abriu o caminho para ficar bem durante a parada para a competição em solo nacional ao vencer o Guarani na rodada passada. Precisava dela para tomar embalo e dar conta da sequência que está por vir e não passar a Copa América no Z-4. No entanto, são dois jogos fora de casa, sendo o primeiro deles neste sábado contra o líder Botafogo-SP. Vai enfrentar depois, como mandante, o Vila Nova, neste momento em situação similar, e vai para a pausa com a obrigação de bater o Brasil-RS, que luta para não cair.
Sequência de jogos
Botafogo-SP – sábado – 16h30min – Santa Cruz
Vila Nova – 8/6 – 16h30min – Heriberto Hülse
Brasil-RS – 11/6 – 19h15min – Bento Freitas

Figueirense
A primeira derrota na competição foi cruel com o Figueira. Tivesse vencido o Bragantino, poderia até estar no G-4, mas no momento está mais perto do Z-4. No entanto, se vencer pelo menos duas partidas – e tem dois jogos em casa – pode ficar perto dos quatro primeiros colocados durante a parada da Copa América. Nesta sexta-feira, o adversário é o Atlético-GO, atual sexto colocado, e o outro rival no Orlando Scarpelli é o atual líder Botafogo-SP, três dias antes do início do torneio de seleções no País. Entre estes confrontos, o time de Hemerson Maria vai a Arena Barueri encarar o Oeste, que está no meio da tabela.
Sequência de jogos
Atlético-GO – 31/5 – 19h15min – Orlando Scarpelli
Oeste – 8/6 – 11h – Arena Barueri
Botafogo-SP – 11/6 – 19h15min – Orlando Scarpelli