A Nasa (agência espacial americana) confirmou o sucesso da missão mais ousada da história da exploração não tripulada em outros planetas. O jipe-robô Curiosity aterrissou com segurança na superfície de Marte, após uma sequência inédita de manobras, na madrugada desta segunda-feira.
Continua depois da publicidade
A Nasa recebeu o primeiro sinal do Curiosity logo após a entrada na atmosfera do planeta, um processo que foi descrito como “sete minutos de terror”. Um coro de aplausos ecoou no Laboratório de Propulsão a Jato da agência logo após a confirmação de que o equipamento teve êxito na aterrissagem.
– Aterrissagem confirmada – disse o engenheiro Allen Chen, por volta das 2h40min. – Estamos seguros em Marte – completou.
Minutos depois, o Curiosity já enviou as primeiras fotografias, em preto e branco, que mostram a superfície do planeta e também o reflexo das rodas do equipamento.
O veículo, do tamanho de uma caminhonete, cumprirá durante dois anos uma missão que estudará se o planeta vermelho já teve alguma vez elementos necessários para ter tido vida microbiana. A Curiosity chega a Marte após oito meses e uma travessia de 566,5 milhões de quilômetros. A missão custou US$ 2,5 bilhões.
Continua depois da publicidade
Devido ao seu peso de 907 quilos, a sonda não poderia aterrissar da mesma maneira que suas predecessoras. As anteriores dependeram de airbags para amortecer os golpes, e saltaram várias vezes ao tocarem o solo marciano. Agora, a Nasa testou um novo sistema de descida. A sonda entrou na atmosfera marciana a 21 mil km/h. A A fricção reduziu a velocidade para 1,6 mil km/h. Com a velocidade reduzida, o escudo térmico foi ejetado e a cápsula passou a ser sustentada por um paraquedas. Oito propulsores controlaram a descida até que o jipe-robô tocasse gentilmente o solo com a ajuda de cabos.
Em vídeo, saiba mais sobre a missão: