Imagine uma Porto Alegre melhor. A cidade está mais segura, colaborativa e pronta para receber e reter talentos. Empreendedores do Brasil e do mundo veem na Capital o lugar ideal para investir e começar novos negócios. Parece ficção? Para um grupo de visionários, essa cidade já está saindo do papel.

Continua depois da publicidade

Unindo iniciativas pública e privada, a ideia do CITE é usar os preceitos que formam a sigla do projeto – Comunidade, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo – para encontrar soluções inteligentes para os tantos problemas que atormentam os porto-alegrenses.

– Existem objetivos diferentes, mas, a longo prazo, poderemos ver consequências diretas em grandes questões como saúde, educação e segurança. Porto Alegre vai ser uma referência em qualidade de vida e ambiente inovador – aposta o investidor José Cesar Martins.

Foi justamente em uma conversa de Martins com o publicitário Alfredo Fedrizzi que o projeto começou a tomar forma.

– Percebemos que estávamos perdendo talentos por falta de oportunidades na Capital. Era hora de alguém fazer alguma coisa – lembra Fedrizzi.

Continua depois da publicidade

Das reuniões iniciais, em dezembro do ano passado, até hoje, o projeto ganhou corpo. Representantes das principais universidades do Estado, empresários e jovens cheios de ideias se uniram a Fedrizzi e Martins. No próximo dia 20, um time de mais de 30 pessoas viaja a San Francisco, na Califórnia, para conhecer exemplos de iniciativas que deram certo lá e podem ser aplicadas aqui. Até mesmo o prefeito da Capital, José Fortunati, resolveu se juntar à turma para aprender com a cidade.

– A parceria com o poder público é excelente, mas não existe nenhum interesse político envolvido. Quem está no projeto, está porque quer ver a ideia crescer – ressalta Fedrizzi.

A ideia dos criadores, aliás, é que o projeto cresça e ganhe toda a região. Se depender deles, a Capital será a cidade do futuro e já há prazo para isso.

– Em três anos, nosso projeto já terá feito de Porto Alegre um lugar diferente – garante Martins.

Continua depois da publicidade