O bispo da Diocese de Joinville, Dom Irineu Roque Scherer, presidiu a missa de lava-pés na Catedral São Francisco Xavier, na noite desta quinta-feira. A missa faz parte da programação da Semana Santa, que lembra a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Conforme descreve o evangelho, Jesus lavou os pés dos 12 apóstolos durante a última ceia, antes da sua morte.

Continua depois da publicidade

Confira uma galeria de fotos da Semana Santa em Joinville

O ritual se repete nas celebrações católicas na quinta-feira santa. Na Catedral, o bispo acompanhado de dois padres, lavou os pés de 12 jovens – na sua maioria adolescentes – para reviver e simbolizar o mesmo ato de Jesus. Em sua homilia, Dom Irineu destacou que este é um gesto de humildade.

– Os escravos lavavam os pés dos seus senhores, príncipes e reis. Jesus se coloca lá em baixo, fazendo-se servo, lavando os pés de seus discípulos -, destacou.

Continua depois da publicidade

A celebração foi acompanhada por centenas de fiéis católicos que se preparam para o domingo de Páscoa – dia em que se comemora a ressurreição.

A missa de lava-pés também ocorreu nas demais paróquias da cidade e também da região. Após a celebração, fiéis seguiram em vigília pascal até a meia-noite.

Nesta sexta-feira santa, a programação inicia com a caminhada penitencial. A celebração da paixão e morte de Jesus ocorre às 15 horas nas igrejas. A procissão do senhor morto está programada para acontecer às 17 horas. Os fiéis devem levar velas para acompanhar a procissão.

Continua depois da publicidade

No sábado, as missas serão celebradas às 19h30. Os católicos podem levar flores, velas e vasilha com água para que sejam abençoadas. A programação encerra no domingo com a missa de Páscoa.

Confira a programação completa da Semana Santa em Joinville