A prefeitura de Florianópolis divulgou ontem que promoverá um concurso nacional de arquitetura para a reconstrução do antigo Trapiche Municipal Miramar, que fez história como um dos principais pontos de encontro da Ilha de Santa Catarina até a década de 1970, quando foi demolido para construção do Aterro da Baía Sul.
Continua depois da publicidade
De acordo com o prefeito Cesar Souza Junior, o edital do concurso será lançado no dia 23 de março, dia do aniversário da cidade, e faz parte do projeto de revitalização do Centro Histórico, iniciado ano passado pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU).
Uma reunião ontem com o secretário da SMDU, Dalmo Vieira Filho, e com Roberto Laus, um dos idealizadores do projeto em conjunto com os artistas plásticos Cipriano e Átila Ramos, definiu que a reconstrução do Miramar deve contar com prospecção arqueológica da localização das ruínas soterradas, para alcançar a reprodução mais fiel possível.
Pelo pré-projeto apresentado ao prefeito, assinado por Átila Ramos, o novo Miramar ficará cercado por lâmina d?água e será erguido no exato local onde estava originalmente.
Continua depois da publicidade
O secretário Dalmo Vieira Filho destaca que o projeto de reconstrução prevê a instalação de um memorial contando a história do antigo Trapiche, bar e restaurante que movimentou a cidade durante 50 anos.
O antigo ponto de encontro foi inaugurado em setembro de 1928, e firmou-se como espaço da elite econômica e cultural de Florianópolis entre as décadas de 1920 e 1960.
A demolição do trapiche ocorreu em 1974, para a construção do aterro da Baía Sul. Em 2001, uma réplica das colunas foi erguida no exato lugar onde ficava o Miramar.
Continua depois da publicidade