Miomas são tumores benignos de até 20 centímetros que aparecem principalmente em mulheres de 20 a 45 anos. Embora não representem os mesmos riscos à saúde que tumores malignos, os miomas estão associados à dificuldade reprodutiva, com influência em 5% a 10% dos casos de infertilidade.
Continua depois da publicidade
Segundo a ginecologista e obstetra Karina Zulli, do hospital e maternidade paulista São Luiz, os miomas são geralmente diagnosticados em exames de rotina, como a ultrasonografia da pélvis, capaz de rastrear até 80% dos casos. Entre os sintomas estão sangramentos, cólicas, dor pélvica e anemia, mas eles raramente aparecem.
– A ausência de sintomas deixa clara a importância de consultar o ginecologista anualmente. O diagnóstico precoce pode, inclusive, evitar que o ciclo menstrual seja afetado – afirma Karina.
Segundo a ginecologista, não há como indicar atitudes preventivas, uma vez que as causas do mioma ainda permanecem desconhecidas.
Continua depois da publicidade
– Alguns estudos mostram que as causas podem ser hormonais e até hereditárias, mas nada foi comprovado – conta.
Já o tratamento precisa ser individualizado e pode ser clínico (por meio de anticoncepcionais orais e liberadores de hormônios que controlam o ciclo natural da mulher) ou cirúrgico.