A companhia aérea coreana Korean Air comunicou que não irá mais servir copos com macarrão do tipo miojo nos voos de classe econômica. Ainda de acordo com a empresa, a medida se dá devido aos incidentes de turbulência que geram risco de queimaduras graves. As informações são da Folha de S. Paulo.

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Na Coreia do Sul, os miojos são chamados de ramyeon. Nos países asiáticos, o alimento é popular em voos demorados, mas precisam de água fervendo para que possam ser preparados. Durante turbulências, então, pode ser perigoso.

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Em julho, a Korean Air já tinha tomado a decisão de terminar o serviço de bordo mais cedo do que o normal, por conta do aumento de incidentes durante turbulências. A mudança foi consequência direta do voo SQ-321 da Singapore Airlines, que, em maio, deixou uma pessoa morta e outras 68 feridas após enfrentar uma turbulência severa.

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Antes, a companhia aérea oferecia o serviço de bordo até 20 minutos antes de pousar. Agora, eles dobraram o tempo, para que os carrinhos e outros equipamentos possam ser guardados com segurança. Eles fizeram a alteração após obterem a constatação de que os incidentes de turbulência ocorrem em maior quantidade durante a descida, ou seja, cerca de 40 minutos antes do pouso.

Há pesquisas que indicam o mesmo. De acordo com um levantamento da NTSB (National Transportation Safety Board) dos Estados Unidos, mais da metade dos acidentes de turbulência e quase 50% das lesões graves em voos acontecem na fase de descida e aproximação do voo.

Apesar dos dados que indicam que as lesões de turbulência acontecem no final do voo, a Korean Air optou por proibir os potes de água fervente durante o voo inteiro, pela segurança dos passageiros.

— Esta decisão faz parte de medidas de segurança proativas em resposta ao aumento da turbulência, visando prevenir acidentes por queimadura — afirmou um dos porta-voz da companhia.

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Os “cup noodles” não estarão mais disponíveis no menu da classe econômica a partir do dia 15 de agosto, e serão substituídos por novos alimentos que incluirão sanduíches e hot pockets.

Tendência nos ares mundiais

As companhias aéreas estão implementando medidas mais rigorosas de segurança, com o objetivo de responder às turbulências que estão se tornando mais frequentes. Um dos procedimentos de serviço de bordo que foi alterado pela Singapore Airlines depois do incidente com o voo SQ-321 foi a suspensão de todos os serviços de refeição toda vez que o sinal do cinto de segurança estiver acesso.

Antes do aumento na frequência de turbulências, as companhias aéreas costumavam interromper o serviço de bebidas quentes, mas mantinham o serviço de refeições a não ser que a turbulência fosse severa.

As novas limitações querem prevenir os acidentes e priorizar a segurança dos passageiros e tripulantes.

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*Sob supervisão de Andréa da Luz

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