Os ministros de Comércio de 13 países dos cinco continentes se reunirão na quinta e na sexta-feira em Ottawa para analisar um projeto de reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Continua depois da publicidade
“Austrália, Brasil, Chile, Coreia do Sul, Japão, Quênia, México, Nova Zelândia, Noruega, Singapura, Suíça e a União Europeia (…) participarão na conferência ministerial sobre a reforma da OMC”, informou à AFP o governo canadense, que também participará nas discussões.
Estados Unidos e China, as duas maiores economias do mundo, não estão na lista.
Segundo uma fonte oficial canadense, reunir “um pequeno grupo de ministros de Comércio que têm as mesmas ideias para discutir sobre a reforma da OMC” deve permitir “a identificação de meios concretos para melhorar a OMC no curto, médio e longo prazo”.
Continua depois da publicidade
De acordo com o programa, os trabalhos serão organizados em torno de três temas: “Melhorar a eficácia e a eficiência das funções de vigilância e transparência da OMC; conservar o mecanismo de solução de controvérsias; criar as regras comerciais para o século XXI”.
Na quarta-feira, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, se reunirá com o diretor-geral da OMC Roberto Azevêdo, afirmou seu gabinete.
Em um relatório conjunto publicado em 30 de setembro, a OMC, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial advertiram que a ausência de reformas às regras do comércio internacional alimenta as tensões e mina o crescimento da economia mundial e a redução da pobreza.
Continua depois da publicidade
* AFP