O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, se reuniu nesta sexta-feira (9) de manhã com o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, para assinar a liberação de R$ 1,5 milhão para o Estado através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal. A agenda estava marcada inicialmente para as 11h30min no gabinete do governador, em Florianópolis, mas Lorenzoni chegou perto das 13h.

Continua depois da publicidade

Em uma entrevista coletiva após a assinatura, o ministro destacou que o programa recebeu um estímulo por causa da pandemia do coronavírus, que reduziu a capacidade financeira dos pequenos produtores rurais e piorou a situação econômica de muitas famílias.

O programa tem foco na agricultura familiar, e a expectativa é de atender cerca de 400 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. Com a verba, 3 mil toneladas de alimentos devem ser doadas nos 119 municípios que integram o PAA em Santa Catarina.

– Nós acionamos todos os estados, inclusive estados que não estavam com o programa em vigência, a gente está reativando, como é o caso aqui de Santa Catarina. O dinheiro entra pela nossa Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), ela compra de associações ou cooperativas, normalmente pequenas, que têm produtores de pequena escala, mas vital para a sobrevivência daquelas famílias – ressaltou Lorenzoni.

O valor que terá o repasse confirmado nesta sexta estava previsto no orçamento de 2020 do governo federal, e se soma aos recursos que já haviam sido liberados em abril. Até agora SC recebeu no PAA R$ 14 milhões.

Continua depois da publicidade

Através do programa, o governo compra alimentos produzidos pela agricultura familiar com dispensa de licitação e repassa os itens a pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas por programas assistenciais.

> Parceria entre Epagri e supermercados de SC pode ajudar agricultores que tiveram a renda afetada pela pandemia