A realização dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, ganhou apoio de um importante aliado. Richard Caborn, Ministro dos Esportes do Reino Unido garantiu que a estrutura para o evento é comparável às mais modernas no mundo e devem ajudar a candidatura carioca às Olimpíadas de 2016. O político sobrevoou as intalações do Pan nesta quinta.
Continua depois da publicidade
– Assim como os Jogos da Comunidade Britânica de 2002 em Manchester ajudaram Londres a vencer a candidatura para os Jogos Olímpicos de 2012 , os Jogos Pan-Americanos certamente serão decisivos para a campanha do Rio para 2016 – afirmou Caborn, em almoço oferecido pelo Comitê Olímpico Brasileiro.
De acordo com o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, a vitória de Londres deve dar o exemplo ao Rio, que aproveitará o Pan para embarcar em uma importante visão social.
– Precisamos entender a dimensão dos Jogos Olímpicos e olhar para o futuro sem limitar nossa visão. Devemos fazer bem nossa lição de casa – garantiu.
Acompanhado por autoridades britânicas no Brasil e por membros da organização do Pan, Caborn espera uma mudança do COI quanto à universalização das Olimpíadas.
Continua depois da publicidade
– A Fifa levou a Copa do Mundo para a África. É perceptível que há uma tendência de levar os Jogos Olímpicos para continentes que nunca os receberam, como a América do Sul – relatou.