Autoridades e representantes de entidades empresariais da região se reuniram na tarde desta sexta-feira no World Trade Center Joinville com o Ministro do Trabalho, Manoel Dias, que cumpre agenda em Santa Catarina durante o fim de semana.
Continua depois da publicidade
No encontro, o ministro recebeu um documento com as principais demandas do setor trabalhista regional, além de reservar um momento para discutir a evolução do sistema de trabalho brasileiro, com destaque para o mercado catarinense.
– Estamos em uma situação muito confortável em relação ao resto do mundo. Nos últimos 15 anos, os níveis de desemprego diminuíram drasticamente no Brasil, e tivemos um ganho real de mais de 70% no salário mínimo, representando bilhões nos cofres públicos – ressaltou o ministro, dizendo ainda que o investimento em qualificação da mão de obra nacional é o próximo grande passo a ser dado.
O empresário e fundador do Movimento Brasil Eficiente, Carlos Schneider, abriu a rodada de discussões colocando em pauta o déficit constatado no setor das indústrias de transformação nos últimos cinco anos. De acordo com ele, os números são preocupantes, e exigem um posicionamento ministerial.
Em outro documento entregue ao ministro, as entidades debatiam ainda questões como a intrajornada nas indústrias, a normatização da NR1 e o trabalho com aprendizes no Brasil.
Continua depois da publicidade
Outros representantes discutiram as principais demandas de setores como a construção civil, o setor de logística e transportes e as indústrias em geral. Também estavam presentes Rodrigo Bornholdt, cônsul honorário da Alemanha em Joinville, Betina Kraus, diretora recursos humanos da BMW no Brasil e representantes da Tigre, Tupy e Whirlpool.