O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, admitiu que a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre automóveis novos pode ser estendida por mais algum tempo. O benefício termina no dia 31 deste mês. Durante entrevista à Rádio Gaúcha, Bernardo disse que o governo ainda não tomou uma decisão. Questionado sobre o seu posicionamento, o ministro afirmou:
Continua depois da publicidade
– Eu sou um homem dividido. Se eu olhar do ponto do vista do consumidor, sou francamente favorável. Quando olho a receita que preciso para equilibrar o orçamento este ano, fico radicalmente contra.
O Ministério da Fazenda está fazendo um estudo sobre os efeitos da medida na economia. A decisão sobre a ampliação do benefício por mais meses sai até o final de março.
Em fevereiro, as vendas de automóveis e comerciais leves passaram para o terreno positivo pela primeira vez na comparação entre um mês e o mesmo do ano anterior. A recuperação foi pequena, de 0,15% sobre fevereiro de 2008. Na comparação com as médias diárias de janeiro, a alta no mês passado chega a 11% – efeito do corte do IPI.
Continua depois da publicidade