O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, disse nesta quinta-feira que saiu otimista da reunião que teve essa semana com a ministra da Agricultura da Rússia, Yelena Skrynnik, para tentar destravar o embargo à exportação de carne brasileira para o país europeu. A resposta do governo russo pode sair na semana que vem, segundo o ministro.

Continua depois da publicidade

– Fiquei bastante otimista, a ministra russa foi muito cordial. O trabalho está sendo feito, os contatos foram realizados. Tudo o que o governo russo nos pediu nós atendemos, agora estou esperando até terça-feira para uma definição da ministra -disse Mendes Ribeiro, antes de participar de um evento no Fórum Social Temático (FST).

Continua depois da publicidade

Durante o encontro com a ministra russa, Mendes Ribeiro explicou à colega que o serviço de inspeção dos frigoríficos brasileiros é federal, tornando injustificável o embargo feito a estados, como o ocorrido com o Rio Grande do Sul, terra natal do ministro, além do Paraná e de Mato Grosso, embargados totalmente.

O ministro não quis adiantar que contrapartidas o governo russo exigiu em resposta ao possível fim do embargo à carne brasileira. Em 2011, os embarques de carne brasileira para a Rússia tiveram redução de 19,6%.