Em coletiva na tarde desta quarta-feira, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou que o País está preparado para combater a doença. Temporão assegurou que o Brasil terá recursos disponíveis para tentar evitar a entrada da gripe suína.
Continua depois da publicidade
– Não faltarão os recursos para fazer o trabalho que deve ser feito para que o Brasil se proteja – declarou.
O ministro descartou por enquanto a possibilidade de cancelar os voos entre o Brasil e os países afetados pela gripe suína.
– Até o momento, a OMS (Organização Mundial da Saúde) não recomendou a interrupção de voos para países afetados. Vamos seguir o protocolo internacional – afirmou.
Temporão ressaltou que o ministério pretende intensificar os trabalhos de monitoramento em portos e aeroportos. Entretanto, para o ministro, o trabalho principal deve ser no sentido de aumentar a informação disponível à população.
Continua depois da publicidade
– O vírus não chegou ao Brasil neste momento. Não há evidências de que ele circule entre nós. – disse o ministro. – Temos de combater insegurança, dúvida e medo.
Temporão disse ainda que 52 hospitais cadastrados pelo Ministério da Saúde estão aptos para tratar a doença e que o Brasil tem matéria-prima e condições para produção de 9 milhões de remédios. O ministro alertou ainda as pessoas para que evitem a automedicação:
– Nós temos que ficar alertas para falsificação de medicamentos ou falsas terapias.
Depois da coletiva, o ministro seguiria para reunião entre 27 secretários estaduais de Saúde com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Gerson Pena.
Confira gráfico com as regiões atingidas
Você ainda tem dúvidas sobre a doença? Mande sua questão.
Tire suas dúvidas sobre a gripe suína
Direto do México, o repórter Marcelo Gonzatto relata como o país está lidando com o surto de gripe suína e as atitudes das autoridade para combater a doença
Continua depois da publicidade
