O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quinta-feira (7) que a pasta assinou um contrato para a compra de 100 milhões de doses da CoronaVac – imunizante desenvolvido pelo instituto Butantan com a farmacêutica chinesa Sinovac.
Continua depois da publicidade
> Cidades de SC vão negociar mais doses da CoronaVac após anúncio da eficácia
De acordo com o ministro, o contrato prevê que as primeiras 46 milhões de doses serão entregues até abril, e o restante (54 milhões) será repassado pelo instituto paulista ao governo federal no decorrer do ano.
Pazuello afirmou ainda que toda a produção do Butantan será incorporada ao Plano Nacional de Imunização (PNI).
– Toda a produção do Butantan, todas as vacinas serão a partir desse momento incorporadas ao Plano Nacional de Imunização, distribuídas de forma equitativa e proporcional a todos os estados, da mesmo forma que a [vacina] da AstraZeneca – afirmou.
Continua depois da publicidade
O ministro argumentou que a celebração do contrato com o Butantan, que vinha em negociação, foi possível após a publicação, na quarta (6), de uma Medida Provisória (MP) que permite a aquisição de imunizantes sem licitação e mesmo antes do registro do produto na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
> Baleia Rossi vem a SC fazer campanha pela presidência da Câmara
– Tem que ficar claro que oferecemos vacina grátis e voluntária, no que depender do Ministério da Saúde e da Presidência da República, para todos os brasileiros – afirmou.
Em entrevista à GloboNews no final da tarde, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que o contrato está em elaboração, mas negou que já tenha sido assinado.
Pazuello deu entrevista coletiva no fim da tarde desta quinta-feira (7) em que também apresentou o cenário de doses de vacinas contra a covid-19 previstas para o país ao longo de 2021 .
Continua depois da publicidade
Ontem à noite, em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que o Brasil tem asseguradas, para este ano, 354 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Do total, 254 milhões serão produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a AstraZeneca, e 100 milhões pelo Butantan, em parceria com a empresa Sinovac.
Na manhã de hoje, foi publicada, no Diário Oficial da União, a resolução da Câmara de Comércio Exterior (Camex) que zera a alíquota do Imposto de Importação de seringas e agulhas temporariamente.
* Por Ricardo Della Coletta, Daniel Carvalho e Natália Cancian
** Com informações de Agência Brasil