Segundo reportagem transmitida pelo Jornal Nacional neste sábado, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, contradisse o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo. Na sexta-feira, também em entrevista ao Jornal Nacional, Colombo alegou que não aceitou a oferta de ajuda da Força Nacional de Segurança para combate aos atentados no Estado porque teriam sido oferecidos apenas 100 homens, um número muito pequeno perto do efetivo policial local.

Continua depois da publicidade

Cardozo disse que disponibilizou quantos homens fossem necessários para atuar contra os criminosos. De acordo com o governo de Santa Catarina, a decisão de não receber os homens foi tomada em conjunto.

Os atentados

A segunda onda de atentados teve início no dia 30 de janeiro. Começou pelo Vale do Itajaí e em seguida se espalhou por 26 cidades do Estado. Ao todo, foram confirmados 83 ataques. Ônibus e automóveis foram incendiados, tiros disparados contra prédios públicos e teve ataque à força policial. Em novembro de 2012, quando houve a primeira onda de ataques, foram registradas 58 ocorrências em 16 municípios do Estado durante um período de sete dias.

Continua depois da publicidade

Clique no mapa e veja onde foram as ações criminosas:

Visualizar Atentados em SC – 2013 em um mapa maior

Foram registradas ocorrências em 26 municípios de SC

15 – Joinville

11 – Florianópolis

7 – Itajaí

6 – Chapecó

5 – Tubarão

4 – Camboriú

4 – Criciúma

4 – Navegantes

3 – Palhoça

2 – São Francisco do Sul

2 – Gaspar

2 – Jaraguá do Sul

3 – São José

2 – Brusque

1 – Laguna

1 – Araquari

1 – Balneário Camboriú

1 – Maracajá

1 – Ilhota

1 – Indaial

1 – Blumenau

1 – Bom Retiro

1 – Garuva

1 – São João Batista

1 – São Bento do Sul

1 – Rio do Sul